Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

MT entre os piores arrecadadores

Projeto Via Láctea desencadeia campanha de doação de Leite Materno em Cuiabá e sorteia berço para mães

Projeto Via Láctea desencadeia campanha de doação de Leite Materno em Cuiabá e sorteia berço para mães
Mato Grosso está entre os estados do País com o menor número de doadoras de Leite Humano, segundo levantamento feito pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, integrada ao Ministério da Saúde. De acordo com os dados, de janeiro até junho de 2013, apenas 754 mulheres, que estão em período de amamentação, fizeram doação do leite materno, perdendo apenas para os Estados de Alagoas, Piauí, Roraima e Acre.

Pelos dados da Rede Brasileira, o estado ocupa hoje a 23º colocação. Para tentar reverte este quadro, o Projeto Via Láctea começou nesta segunda-feira (15) uma campanha junto aos hospitais credenciados de Cuiabá e todas mães que tiverem seus filhos nas unidades parceiras ao projeto serão cadastradas pelas ‘doutoras do peito’ para se tornarem doadoras do leite humano.

A Campanha, realizada pelo projeto Via Láctea, tem o objetivo de criar um banco de dados de mulheres que estão em período de amamentação e incentivar a doação de leite materno por elas.

Somente no Hospital Santa Helena, por exemplo, são realizados de 20 a 25 partos diários. A expectativa, é que até o final do mês, cerca de mil mães sejam cadastradas pelos hospitais parceiros e tornem-se doadoras do leite materno.

Como incentivo às mães, elas participarão do sorteio de um berço com Colchão, oferecido pelo projeto. O nome da ganhadora será revelado no dia 1º de Agosto, no Dia Mundial de Aleitamento Materno, num evento que será realizado na Praça 8 de abril, às 16h, aberto a todos os públicos, promovido pelo Projeto Via Láctea.

O Projeto Via Láctea - Caminho, Luz e Vida, criado com o objetivo de prestar assistência a todo prematuro carente após sua hospitalização principalmente na Unidade de Tratamento Intensivo, localizada no Hospital Santa Helena. O projeto é um parceiro direto da UTI colaborando principalmente nas ações humanitárias desenvolvidas pelos profissionais.

O projeto Via Láctea não consiste só em arrecadar leite materno, mas de orientar as famílias dos prematuros carentes sobre a importância da amamentação para uma alimentação completa e recuperação da saúde destes bebês. Possui ainda um plantão tira dúvidas pelo telefone e o serviço de coleta de leite 24 horas. As mães recebem todas as instruções para amamentação e estimulação da produção de leite em palestras ministradas toda a semana no corredor do Hospital Santa Helena, onde a UTI Neonatal do SUS está montada.

Site: http://projetovialactea.org.br

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet