Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

preserve!

Projeto de preservação ambiental marca início de temporada de pesca em Cáceres

Projeto de preservação ambiental marca início de temporada de pesca em Cáceres
Marcando a temporada de abertura do turismo de pesca em Cáceres, acontece na cidade na próxima quinta-feira (23) o evento “Boas práticas para o turismo de natureza no Pantanal de Cáceres”, que será realizado na Agência Fluvial de Cáceres. O seminário vai contar com palestras e um debate sobre a legislação para a proteção das águas do Brasil e as normas de ordenamento do turismo de natureza.

Leia mais:
Ministério aponta que Mato Grosso deve receber 23.861 viajantes e movimentar R$ 20 milhões no feriado prolongado

O turismo em Mato Grosso é um dos pontos fortes do estado, a natureza farta e exuberante atrai turistas do Brasil e do mundo com as mais variadas intenções, do sossego a aventura, a região oferece belas paisagens aos visitantes.

E para que o Estado continue recebendo esses visitantes, o Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, realizará oficinas com foco na preservação ambiental.

Os principais objetivos do seminário são engajar, treinar e atualizar a tripulação e proprietários dos barcos-hotéis de Cáceres sobre a legislação de proteção ambiental, com foco na prática do turismo de natureza e pesca.

Explorando esse setor produtivo do turismo, com o cuidado de manter preservada a natureza da região, o treinamento realizado nas oficinas do projeto será um reforço para as boas práticas ambientais que poderão ajudar a reduzir os impactos do turismo no Pantanal de Cáceres.

As oficinas serão ministradas pelo Capitão-Tenente Ronaldo Lima, chefe da Agência Fluvial de Cáceres, que vai abordar as leis de proteção das águas do Pantanal, e pela analista ambiental do ICMBio da Estação Ecológica de Taiamã, Selma Onuma, que falará sobre as boas práticas para o turismo de natureza e pesca no Pantanal de Cáceres, com ênfase nas normas para visualização de onças-pintadas e outros animais da fauna pantaneira.

Também será lançada no evento a segunda cartilha de educação ambiental do Projeto Bichos do Pantanal, que norteará as discussões sobre as normas e boas práticas ambientais.

A coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal, Jussara Utsch, afirmou a importância do seminário para a preservação da natureza local e os aspectos positivos que esse tipo de ação pode trazer para a região. “Essa publicação é um instrumento para a educação ambiental não formal e foi criada para ser aplicada com turistas, guias e operadores do Pantanal. O objetivo é lançarmos uma discussão sobre como a atividade pode ser um caminho para a geração de renda e as boas práticas ambientais na região”. A equipe do projeto apresentará atividades de educação ambiental não formal durante o evento.

Ações de educação ambiental também serão executadas durante o 34ª Festival Internacional de Pesca de Cáceres, que acontecerá de 10 a 14 de junho na cidade. O foco será instrumentalizar os integrantes da cadeia produtiva do turismo para que a visitação no Pantanal seja uma ferramenta de desenvolvimento local e de proteção ambiental.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet