Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Realizando sonhos

Projeto leva meninas do Siminina para conhecer mais de 3mil exemplares do Museu de Bonecas de Cuiabá

Foto: Josi Pettengill

Projeto leva meninas do Siminina para conhecer mais de 3mil exemplares do Museu de Bonecas de Cuiabá
As meninas do projeto Siminina realizaram um sonho: conhecer o Museu de Bonecas em Cuiabá. Com olhos atentos e sorrisos largos no rosto, as 224 meninas atendidas pelo programa puderam conferir a coleção de bonecas do museu, que conta com mais de três mil exemplares.

Leia mais:
Meninas do projeto Siminina visitam pontos turísticos de Cuiabá
Projeto ligado ao Siminina vai arrecadar livros para as unidades de assistência

O projeto Siminina atende meninas em estado de vulnerabilidade social, nos bairros Alto da Boa Vista, Colorado, Doutor Fábio, Jardim Araçá e Pedra 90. A iniciativa de levá-las ao museu foi idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, coordenadora do programa, que acompanhou a visita.

Na coleção do museu, bonecas como a Shirley Temple, da atriz mirim que fez muito sucesso em filmes musicais da década de 40, a Ieda Maria Vargas, brasileira eleita primeira miss universo e ainda algumas raras. Além disso, há bonecas feitas de argila, madeira, celuloide, plástico e porcelana, tanto modernas como antigas.

“As meninas, assim como eu, ficaram encantadas e apaixonadas. Todas adoraram o passeio. Quero agradecer o carinho da curadora do museu, dona Terezinha Barros, que gentilmente buscou os empresários para nos ceder os ingressos para que as meninas pudessem realizar a visita”, disse Virginia.

No total foram três dias de visitas, em que as meninas tiveram a oportunidade de conhecer o museu, a história da formação da coleção de bonecas e realizar, ainda, atividades culturais.

Segundo a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, a emoção e felicidade das meninas pela visita era nítida: "Elas ficaram deslumbradas com aquele monte de boneca e aprenderam sobre os costumes, crenças, danças, artesanato de cada época por meio da apresentação das bonecas. Foi uma alegria. Algumas meninas que estavam tão ansiosas que não queriam ir embora e até uma que, ao conhecer o museu, chorou de emoção”.

Além de conhecer as bonecas, as meninas visitaram a exposição de casinhas, mobiliários, carrinhos, gravuras, revistas, ursos e o espaço que possui mais de mil itens masculinos. Rosamaria destacou o fato do museu não ser muito conhecido pela população de Cuiabá: “Este museu é um espaço que nem as próprias pessoas aqui de Cuiabá sabem que existe - e nem o tamanho do acervo que ele guarda. Mas, para nossas crianças, esse museu era fora da realidade delas, tanto que nenhuma delas conhecia o espaço. Elas ficaram deslumbradas”, afirmou.

Para ela, o passeio foi uma grande oportunidade de as meninas voltarem a ser crianças, já que muitas delas saíram do universo infantil antes da hora. “Elas são crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e que passam por muitos problemas. Então, nestes momentos, elas podem ser crianças de fato. Nesse passeio elas viveram um mundo que deveria fazer parte da realidade de cada uma delas”, conclui.

A previsão é de que a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano realize novas parcerias para viabilizar a ida de todas as 938 meninas atendidas pelo Siminina ao Museu das Bonecas.

Atualmente, o programa atende crianças de 15 bairros e do Distrito da Guia e é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Mato Grosso.

Aos que ficaram interessados em conhecer a coleção de bonecas, o Museu das Bonecas está aberto para visitação e funciona na Rua Bom Jesus, número 90, no Bairro Santa Marta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet