Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

obsessão

Psicólogo explica como agir quando a pessoa não aceita o fim do relacionamento; Confira

Foto: Reprodução/ Ilustração

Psicólogo explica como agir quando a pessoa não aceita o fim do relacionamento; Confira
Muitas pessoas têm dificuldade de lidar com o sentimento de perda. Algumas chegam a extremos de cometer crimes levados por emoções que não conseguem controlar. Outros, mesmo que não cheguem a tomar medidas tão drásticas, desenvolvem comportamentos obsessivos.

Leia mais: Designer de joias rifa relógio de grife para ajudar animais abandonados; Ajude!

Isto não é incomum quando do termino de um relacionamento, seja um namoro, noivado, casamento, dentre outros. As dificuldades do rompimento envolvem a aceitação do outro, sentimento de rejeição, entre outras coisas que dependem de cada pessoa.

De acordo com o Psicólogo e Especialista em Relacionamentos, Alexandre Bez, um dos grandes problemas é quando um dos lados não aceita o fim do relacionamento, fazendo de tudo para voltar, gerando a obsessão, sentimento de transtorno, derivado da ansiedade e compulsão.
 
“Esse tipo de comportamento é visto em jornais, revistas, sites, geralmente na editoria policial e também nas telenovelas”, explica o psicólogo. Ele cita como exemplo a novela ‘Império’. Na trama acompanhamos os personagens Cristina (Leandra Leal) e Vicente (Rafael Cardoso), que mal começaram a se relacionar e já são vitimas da obsessão de Fernando ( Eron Cordeiro ), ex noivo da mocinha, que na novela não aceitou o termino imposto por Cristina, sugerindo  sua pouca resistência ao lidar com a rejeição e frustração pessoal.
 
“Uma pessoa normal consegue lidar com a perda sem manifestações altamente neuróticas, como as exibidas por Fernando. Na atualidade, não foram ainda decifradas as principais causas que originam o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), no entanto parece ser justamente a ansiedade, o baixo limite a frustração e uma perene situação de estresse, as mesmas características apresentadas por Fernando”, disse Bez.
 
Para o especialista, a questão do personagem é ainda mais complicada por ele apresentar, além da compulsão, a agressividade e a possessividade, sendo uma mistura bombástica e perigosa. :O exemplo citado pode ser de uma novela, mas serve de alerta para nossa sociedade. A conversa deve ser mantida sempre em primeiro lugar e devemos estar atentos a qualquer demonstração fora do comum em uma dessas situações”, afirma.

Fernando Bez ainda cita algumas dicas de como agir em situações onde a pessoa apresente comportamentos questionáveis em relação ao término do relacionamento. Veja:

1-     Ele(a) me procura demais por todos os meios de comunição e isso incomoda: Explique a situação novamente, diga que ele(a) deve seguir em frente e que não irá mais atende-lo(a). Nada de encontros, última conversa, aplicativos, redes sociais  ou qualquer coisa que mantenha ou dê algum tipo de esperança a ele(a), se necessário bloqueie. 

2-     Temos os mesmos amigos em comum: Não perca o contato, apenas evite por enquanto saídas com esses amigos, opte por dar um tempo, ao menos até as coisas estarem mais claras.

3-     Ele(a) me cobra satisfações: Não caia nas provocações que poderão ser frequentes, evite esse tipo de conversa.

4-     Devo procurar ajuda: Sim, se possível fale com sua psicóloga, converse com sua família sobre como agir.

5-     Ele(a) me persegue no trabalho: Se ele(a) ligar, atenda uma vez e peça para ele(a) não ligar mais. Caso ele(a) não obedeça e apareça por lá ainda sim, avise os colegas e o chefe sobre a situação. Uma dica bacana mande um e-mail para ele(a), dizendo que esse comportamento atrapalha seu trabalho. Você pode usar esse e-mail como prova caso ache que seu emprego corre riscos e precise procurar um advogado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet