Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Social Comics

Quadrinista da DC Comics, Daniel HDR vem a Cuiabá e comenta sobre nova plataforma de quadrinhos online

Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Quadrinista da DC Comics, Daniel HDR vem a Cuiabá e comenta sobre nova plataforma de quadrinhos online
No último fim de semana (15 e 16) aconteceu em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal, o Rush United, evento que trouxe expositores de cultura pop, nerd, competições de games e cosplay para dois dias de interação com o público. Dentre as personalidades presentes, estava o quadrinista brasileiro, Daniel HDR, que conversou um pouco com a reportagem sobre sua carreira e a nova plataforma de quadrinhos online, a “Social Comics”.

Leia mais:
Evento de cultura pop/nerd traz colecionáveis e campeonatos de games a Cuiabá
Gosta de quadrinhos? Confira lista de sites com edições gratuitas

A popularização de eventos de cultura pop e nerd deve muito as adaptações cinematográficas dos heróis dos quadrinhos, que estão cada vez mais presentes no catálogo de lançamentos anuais. Nas histórias ilustradas, o Brasil tem como um de seus representantes internacionais a figura do quadrinista Daniel HDR, profissional responsável por materializar personagens icônicos como Superman, Mulher Maravilha, Vingadores, Homem de Ferro e outros.

O gaúcho Daniel tem uma história longa com a arte e os quadrinhos, que ultrapassa sua geração. Seu pai era também um apaixonado pelas comics e tinha grande talento para desenhar, mas infelizmente não pode se dedicar ao que gostava. Felizmente seu dom foi passado a diante, para as mãos de Daniel, que com o incentivo da mãe, deixou a publicidade para se dedicar ao que faz de melhor: desenhar.

O quadrinista faz parte da 2ª geração de profissionais brasileiros que conseguiram destaque internacional na profissão. A frente das ilustrações do herói Superman há dois anos, ele revela qual personagem gostaria de ilustrar em revista: “sou fã do Demolidor e ainda não ilustrei uma revista dele. Também gostaria de desenhar o surfista prateado e os novos titãs”.

 


A difusão da tecnologia é uma das aliadas dos quadrinistas independentes. Daniel afirma que a internet, por meio de plataformas de vídeo, nuvem e streaming, traz uma grande oportunidade para a disseminação do quadrinho.

Ele também comenta sobre uma nova plataforma de leitura digital, via streaming, que promete tirar do anonimato e conduzir ao reconhecimento, talentos que talvez não teriam espaço na indústria gráfica. Chamada de “Social Comics”, a plataforma convida os fãs de quadrinhos para fazer parte da sua liga, testando o acesso por 14 dias gratuitamente.

“Está em fase de lançamento uma plataforma para web, IOs e Android, de visualização de quadrinhos online, onde o profissional pode expor seu trabalho para uma rede de assinantes e é remunerado por cada acesso aos seus trabalhos. É como um Netflix de quadrinhos”, explica Daniel.

Uma das dificuldades de disseminação e reconhecimento da profissão no Brasil, apontada por Daniel, é a de publicação dos trabalhos. “O sistema de distribuição do país é precário e as leis fiscais para editor gráfico não ajudam, isso tudo dificulta o nosso trabalho. O mercado digital é uma saída para contornar essas dificuldades”, declara Daniel.

Sobre a onda de adaptações dos quadrinhos para o cinema, Daniel diz não ser avesso e acredita que a expansão para novas plataformas é benéfica para o segmento. “As adaptações abrem para a possibilidade de surgimento de novas histórias em novos segmentos, atingindo um público maior e divulgando o próprio quadrinho para novos fãs, que terão contato com as produções nas telas do cinema, nos games, na TV”, completa Daniel.



Dentre os quadrinhos que já foram adaptados para o cinema, Daniel destaca Sin City como o primeiro em sua preferência. E se fosse para escolher um quadrinho para ser adaptado para as telonas, ele declara: “Gostaria muito de ver uma Avengers Assemble adaptada e A Queda de Murdoc, do Demolidor”.

Para saber mais sobre o trabalho do Daniel é só ficar atento a sua págnia no facebook AQUI, seu site AQUI e também seu canal no youtube AQUI. Mais informações também sobre a plataforma "Social Comics" na página do facebook AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet