Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Quadro de Picasso roubado em Paris é recuperado nos EUA

Quadro de Picasso roubado em Paris é recuperado nos EUA
Autoridades americanas recuperaram uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso, roubada de um museu parisiense em 2001, e que tentaram contrabandear aos Estados Unidos como presente de Natal no valor de US$ 37, informou nesta quinta (27) promotoria federal de Nova York.

"La Coiffeuse" (A cabeleireira), um óleo sobre tela cubista, pintado por Picasso em 1911 e avaliado em "milhões de dólares", chegou aos Estados Unidos procedente da Bélgica em 17 de dezembro passado, em uma remessa que o descrevia como uma "obra de arte" no valor de 30 euros (37 dólares na época), destacou em um comunicado a promotora do distrito leste de Nova York, Loretta Lynch.

O pacote, com a menção "Feliz Natal", foi retido pelas autoridades alfandegárias e a pintura foi apreendida. A promotoria federal apresentou na quinta-feira uma denúncia para tomar posse da tela por "contrabando de propriedade roubada".

"Um tesouro perdido foi encontrado", disse a promotora Lynch, indicando que uma vez a justiça determine oficialmente sua apreensão, a obra poderá ser restituída à França.

"La Coiffeuse" fazia parte da coleção do Centro George Pompidou, de Paris, e estava em seu depósito. Sua falta foi detectada em 2001, quando o museu recebeu um pedido de empréstimo da tela, segundo informações da promotoria americana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet