Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

galeria silva freire

Recuperandos do Carumbé recebem aulas de arte e expõe na OAB na próxima semana

Foto: Reprodução / Rai Reis

Recuperandos do Carumbé recebem aulas de arte e expõe na OAB na próxima semana
Vinte recuperandos do Centro de Ressocialização do Carumbé participam, desde o último dia 31 de agosto, de oficinas de grafite e acrílico ministradas por artistas locais. A iniciativa faz parte do Circuito Cultural Setembro Freire e traz de volta o projeto ‘Liberdade Consentida’, criado entre 1985 e 1987 pelo então presidente da OABMT Benedito Sant’Ana da Silva.

Leia mais:
Centro de Ressocialização: Antigo Carumbé recebe projeto com palestras e concurso de redação
Pioneira em MT, ala LGBT completa quatro anos e detentos lembram agressões, exploração sexual e até jejum forçado

Todo o trabalho ministrado é registrado em foto, áudio e vídeo, e segue até o próximo dia 18 de setembro. Na próxima terça-feira (22), na sede da OAB, às 19h, será inaugurada a galeria “Silva Freire”, onde serão expostos todos os trabalhos confeccionados e também outros de artistas mato-grossenses. A presença dos internos foi confirmada pelo secretário Adjunto de Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto, que garantiu o transporte deles até o local.

O ‘Liberdade Consentida’ foi retomado a partir da união dos projetos ‘Arte na Ordem’ e do ‘Setembro Freire’. Quando criada, a iniciativa foi considerada pioneira, pois implantou uma nova filosofia penal, partindo do aproveitamento do potencial artístico dos recuperandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes. Naquela época, artistas como Adir Sodré ditavam o tom da conversa. Hoje, são nomes como André Gorayeb, Hugo Alberto, Babu Seteoito e Giulia Medeiros que trocam as experiências com os recuperandos.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Fundação Nova Chance (Funac). Estudos e oficinas são ministrados no próprio CRC: “A intenção é ensinar a eles não apenas técnicas de pintura. A oficina tem um caráter de vivência e também profissionalizante. Eles conhecerão os artistas e saberão que é possível viver da arte e, ao expor suas obras com nomes conhecidos no estado, já terão um currículo para apresentar quando saírem”, observou o coordenador do projeto, Mário Olímpio.

Já Luiz Fabrício Vieira Neto, secretário adjunto da Sejudh, fala sobre a importância destas ações para os internos: “Precisamos construir uma consciência acerca das contribuições de um ensino significativo para o desenvolvimento cognitivo dos recuperandos e este trabalho versa sobre o desenvolvimento de habilidades e capacidades, visando principalmente a construção de conhecimento”.

Todas as atividades que compõem o Setembro Freire podem ser conferidas no site www.casasilvafreire.org.br.

Serviço

Inauguração da Galeria Silva Freire
Terça (22), 19h
Local: OAB/MT – Av. Dr. Mario Cardi Filho
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet