Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

Tradição

Restaurada, Igreja Bom Despacho será entregue à população nesta quinta

Foto: Da Assessoria

Restaurada, Igreja Bom Despacho será entregue à população nesta quinta
Uma das tradições mais típicas da cuiabania é a religião. E isto pode ser visto na beleza das igrejas da capital. Para que uma delas fique ainda mais bela, foi iniciado um processo de restauração, que finaliza-se nesta quinta-feira (03). A igreja em questão, dedicada a Nossa Senhora do Bom Despacho, réplica da igreja Notre Dame de Lurdes, na França, localizada no alto do Morro do Seminário, uma das primeiras a serem levantadas em Cuiabá, no século 18, está mais bonita do que antes.

Leia mais: Diálogo entre passado e futuro: Estudantes visitam Casa Barão de Melgaço

Com retoques do artista plástico Fred Fogaça, que reconstrói as diversas e belas figuras do ápice de suas torres, telhados novos, vedação de esquadrias e vitrôs, bem como a restauração do reboco externo e pintura externa próxima da original da Europa, a neogótica igreja terá sua restauração entregue às 16h, pelo governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, a secretária de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), Janete Gomes Riva e o Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos.



“O Santuário é uma réplica menor da igreja Notre Dame de Lurdes, da França, e levará a cor mais próxima que a original da Europa”, destacou o engenheiro civil responsável pela obra, Donaldo Gomes Bezerra, sob a coordenação do Pároco da igreja, Kleberson Paes, que também se fazem presentes neste momento solene.

Tombada pelo patrimônio histórico e restaurada em 2004, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho possui estilo gótico, inédito em boa parte do país. Agora recebe mais uma vez um restauro que compreende na substituição do telhado, vedação de esquadrias e vitrôs, bem como a restauração do reboco externo e pintura externa.



A assinatura de intenções foi realizada em novembro de 2013, entre a secretária da SEC-MT, Janete Gomes Riva e Dom Milton Antônio Santos da Mitra, com o padre da Bom Despacho , Kleberson Paes, por meio do Convênio da SEC-MT, no valor de R$ 200 mil, com mais uma contrapartida de R$ 20 mil da Mitra Arquidiocesana para a realização das obras.

A Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho é uma igreja com características neogóticas e sua construção atual, entretanto, data de 1918, iniciada durante a presidência estadual de Dom Francisco de Aquino Correia, que também era arcebispo de Cuiabá na época. Tombada estadualmente em 1977, ficou fechada por um tempo até ser reaberta em 2004.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet