Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

História e cultura

Rua 24 de Outubro terá grande evento para celebrar seu aniversário; Saiba mais

Foto: Reprodução

Rua 24 de Outubro terá grande evento para celebrar seu aniversário; Saiba mais
Ao andarmos pelo centro de Cuiabá, uma rua chama a atenção por diversos motivos. Ao longo de sua extensão, vemos suas várias facetas: Casarões antigos de família ainda intocados pelo comércio, ateliês de arte e o centro onde os melhores bistrôs nos moldes originais instalaram-se. A Rua 24 de Outubro completa nesta sexta-feira (24) 84 anos com este nome.

Leia mais: Exposição em homenagem ao comediante Liu Arruda traz fotos, vídeos, entrevistas e figurinos; Veja fotos!

Anteriormente, a Rua chamava-se Senador Azeredo, forma de homenagear o advogado cuiabano e senador Antônio Francisco Azeredo. Mas então chegou o ano de 1930 e uma mudança ocorreu no país. Nesta ano em questão, um movimento armado liderado por Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul culminou com o golpe de estado que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, encerrando a política do café com leite e a República Velha. Nas eleições presidenciais, Júlio Prestes disputou o cargo com Getúlio Vargas. Em virtude do golpe de estado, Prestes foi exilado e Getúlio assumiu a chefia do estado.

Com o que ficou conhecida como ‘Revolução de 1930’, Cuiabá e Mato Grosso também presenciaram algumas mudanças. Azeredo saiu do poder e, em seu lugar, vários interventores com mandatos curtos governaram Mato Grosso. O segundo deles, chamado Antônio Mena Gonçalves, foi quem mudou o nome da rua histórica no centro de Cuiabá. E esta é apenas uma pequena parte de todas as histórias que a 24 de Outubro guarda em seu interior.

Comemorações

Para a data não passar em branco, haverá diversas comemorações nesta sexta-feira (24). A partir das 18h, lojas e restaurantes permanecerão de portas abertas para celebrar com a população cuiabana o aniversário histórico. 

Em algumas partes da rua, ainda moram pessoas que viram a Revolução de 1930. Em homenagem à data, estes moradores deram seus depoimentos, que serão exibidos em um telão montado para a ocasião, juntamente com o registro fotográfico de Frank Busatto e Bruno Cidade.

“Nosso objetivo é mostrar a Rua 24 de Outubro com outros olhares. É chamar a atenção das pessoas para conhecer o que a rua oferece como a arte, cultura e gastronomia”, falou Frank Busatto. De acordo com a proprietária da loja Mãe Arteira Artesanato e Presentes, Áurea Dalcol, “o objetivo do evento é fazer uma homenagem à Rua, que tão bem nos recebeu com seu charme e aconchego”.

Para a chef do bistrô Espaço Gourmet Nova Mesa, Luciana Leite, a homenagem à rua é resgatar algo do passado. “Quantas pessoas já moraram nessa rua, são personalidades, gente que fez e faz a história da nossa cidade. Comemorar essa data é uma maneira de agradecer a essas pessoas e a todos que ainda moram ou tem suas empresas instaladas na rua mais charmosa de Cuiabá” disse Luciana Leite.
 
Ainda para celebrar a data, a Feirinha da 24, realizada todas as semanas no Espaço Magnólia, terá o tema “Niver da 24”, com diversos expositores e programação especial para a data.

Serviço

Aniversário da Rua 24 de Outubro
Onde: Rua 24 de Outubro
Quando: 24/10/2014
Horário: A partir das 18h

(Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet