Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

exposição

Salão de Arte de Mato Grosso revela novos talentos em mostra coletiva; abertura será quinta-feira

Foto: Divulgação

Salão de Arte de Mato Grosso revela novos talentos em mostra coletiva; abertura será quinta-feira
Trazer à tona novos talentos, difundir a cultura e a arte, são alguns dos pilares que regem o Salão de Arte de Mato Grosso 2013, que abre as portas para a exposição nesta quinta-feira (19) às 19h, no Pavilhão das Artes, no Palácio da Instrução. A mostra traz composição de obras nas categorias de Pintura, Fotografia, Objeto, Vídeo-arte, Arte digital, Escultura e Instalação por artistas de 13 municípios. Das 13h às 19h, o público poderá visitar a mostra até o dia 21 de fevereiro de 2014 e a entrada é gratuita.

Leia tambémApós 18 anos interrompidos em 2012, Cinemato retoma 19ª edição em fevereiro de 2014

Foi pelo Salão, antes conhecido como “Jovem Arte Matogrossense”, que surgiram gerações de artistas, que alcançaram projeção nacional e internacional. Por isso o valor dessa mostra cultural na área das artes visuais por revelar artistas e reunir a produção cultural de Mato Grosso em uma Mostra Coletiva.

Esta edição reuniu 88 artistas inscritos, e superou o número de inscrições da edição de 2007. São artistas vindos dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Barra do Garças, Barra do Bugres, Sinop, Colíder, Itiquira, Nova Mutum, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Nobres e Nortelândia.

“Aproveitamos a ocasião para homenagear João Pedro de Arruda, artista do mundo fixado em Cuiabá, que, de acordo com a crítica Aline Figueiredo, foi o primeiro pintor a se profissionalizar em Mato Grosso. Mato Grosso e o mundo perderam João Pedro de Arruda, mas sua obra é o testemunho de uma vida entregue à arte”, destacou a secretária de Cultura, Janete Riva.

Conforme a secretária, em 2013 a sociedade começa a repensar a cidade que quer e as pessoas se manifestam com mais liberdade. “Vemos a quebra de paradigmas e o avanço para um futuro ansiado. Esta exposição não deixa de ser um resumo do trajeto mato-grossense por dias tão especiais, por olhares aguçados, por vozes que se expandem. Esta exposição confirma que a arte existe para melhorar a realidade, para provocar mudanças e diálogos que nos tornarão sempre melhores”, ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet