Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

outubro rosa

Santuário Nossa Senhora Auxiliadora será iluminado de rosa nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Santuário Nossa Senhora Auxiliadora será iluminado de rosa nesta quarta-feira
Outubro Rosa é um evento internacional que tem como principal objetivo combater o câncer de mama e, mais do que isto, levar ao conhecimento das mulheres o diagnóstico e tratamento da doença. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama em outubro.

Leia mais: Outubro Rosa começa nesta semana com extensa programação; Saiba mais

Depois de aprovação no Congresso Americano, o mês em questão tonou-se o mês nacional americano da prevenção do câncer de mama. A ação, no entanto, espalhou-se para outros países. Seu símbolo é o laço cor de rosa. Na ocasião, edifícios históricos e marcos de cada cidade são iluminados de rosa. Em Cuiabá, isto também acontece todos os anos.

Como parte da programação, MTmamma Amigos do Peito, a associação de apoio a pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, vai iluminar o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h30, com a cor rosa. O evento acontece nesta quarta-feira (01).

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) parceira da associação há cinco anos, faz o tradicional concerto de abertura com a participação de assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), voluntários e parceiros da associação.

Além disto, policlínicas, Centros de Saúde e Unidades de Saúde da Família irão intensificar o atendimento às mulheres durante o mês. Ao longo de outubro, também serão realizadas palestras sobre a importância da ida regular ao ginecologista, da realização dos exames como o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica - CCO), exame clínico e autoexame das mamas e da realização das mamografias.

Uma delas é a promovida pelo laboratório Cedic Cedilab e acontece nesta nesta sexta-feira (3), às 16 horas. A palestra é gratuita. No evento, que é aberto à população e acontece no auditório do laboratório na Rua Barão de Melgaço, Dra. Juliana Dallaqua falará sobre a importância da prevenção da doença por meio de exames periódicos, além de tirar dúvidas dos participantes. Na ocasião, será servido, ainda, coquetel para os convidados, além de sorteio de brindes especiais.

O câncer de mama é considerado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais recorrente entre a população feminina, tendo uma incidência de 26,78 a cada 100.000 mulheres.

Outras palestras

Veja a programação promovida pela:

Prefeitura de Cuiabá: Clique AQUI.

Governo do Estado: Clique AQUI.

MT Mamma: Clique AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet