Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

neste sábado

Secretaria de Saúde organiza evento contra o tabaco focando no uso do narguilé

Foto: Reprodução/Ilustração

Secretaria de Saúde organiza evento contra o tabaco focando no uso do narguilé
O dia nacional de combate ao fumo acontece neste sábado (29), e Secretaria de Saúde de Cuiabá organiza um evento de conscientização com o tema “O uso de narguilé e a iniciação ao fumo”, na Clínica Odontológica do bairro Jardim Vitória.

De origem oriental, o narguilé é também conhecido como ‘cachimbo d’água’, ‘shisha’ ou ‘Hookah’. Ele se tornou muito popular entre os jovens e existem casas noturnas e bares na cidade que o alugam. Em seu uso, o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirado pelo fumante, por uma mangueira.

Leia mais:
'Dia Mundial Sem Tabaco' alerta sobre doenças causadas pelo cigarro e prefeitura organiza evento
Movimento Saúde Unimed Cuiabá: Coluna de saúde do dia: Cigarro, passaporte para infarto e câncer

Apesar de muitas pessoas acreditarem que ele faz menos mal que o cigarro, estudos revelam que o uso de naguilé por 20 a 80 minutos corresponde à exposição aos componentes tóxicos de aproximadamente cem cigarros.

Além disso, seu uso foi associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, coronarianas, doença periodontal e ao baixo peso de crianças ao nascer além de câncer de boca, bexiga, leucemia e doenças infectocontagiosas como herpes, hepatite C e tuberculose.

No evento promovido pela Secretaria, haverá orientação à população sobre os perigos do tabagismo, distribuição de material informativo e realização de exames. De acordo com a Assessoria, este evento faz parte da campanha nacional contra o tabagismo, que tem por objetivo reforçar as iniciativas que levam à sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

De acordo com Diurianne França, estomalogista e responsável pela Pesquisa e Educação Continuada, do programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o cigarro causa câncer de boca, língua, laringe, esôfago, estômago, pulmão, bexiga, infarto, acidente vascular cerebral (derrame), gastrite, úlcera, trombose, impotência sexual e outras doenças.

Estatísticas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que quase 6 milhões de pessoas morram por ano devido aos males do tabaco, e que até 2030 o tabaco deverá ser o responsável por oito milhões de mortes.

No Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano (23 pessoas por hora).

Já a pesquisa realizada pela Vigilância de Tabagismo em Escolares (Vigescola 2002-2005), do Ministério da Saúde, mostrou que dependendo da cidade e do ano, entre 20% e 45% dos jovens de 13 a 15 anos já experimentaram cigarro.
Em 2008, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), mostrou que 75% dos fumantes brasileiros começam a fumar até os 18 anos e 67% começam a fumar regularmente/diariamente com 18 anos ou menos.

Nos países em desenvolvimento, a média etária de iniciação ao fumo é de 12 anos. Portanto, o tabagismo é considerado uma doença pediátrica. Além disso, os jovens fumantes, quando comparados aos não fumantes, consomem três vezes mais álcool, oito vezes mais maconha, 22 vezes mais cocaína e ainda apresentam comportamentos de risco como sexo sem proteção e agressão física.

Em Mato Grosso os dados sobre o tabagismo, segundo dra. Diurianne França, os dados também são alarmantes e o consumo do cigarro e do narguilé aumentaram consideravelmente, principalmente entre adolescentes e jovens.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet