Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

planos

Secretário-adjunto de cultura e esporte sonha em contruir estádio de beisebol em Cuiabá

Foto: Da Assessoria

Campo de beisebol de Cuiabá

Campo de beisebol de Cuiabá

Em Cuiabá, há um campo de beisebol localizado no Distrito Industrial. Este ano, o XIII Sul-Americano de Beisebol será realizado na capital mato-grossense entre os dias 28 de fevereiro a 08 de março. Com isto, o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer do governo do Estado, Pedro Sinohara, que tem apoiado com a realização do evento, sonha em tranformar este campo em um verdadeiro estádio para a prática do esporte.

Leia mais:
MT Criativo abre inscrições para capacitação de produtores e artistas; Confira

Na capital, estima-se que a modalidade seja praticada há mais de 50 anos, quando os imigrantes japoneses começaram a chegar. Sinohara acompanhou um pouco desta história. Ele sonha em conquistar recursos no Ministério dos Esportes para transformar o campo de beisebol de Cuiabá, localizado no Distrito Industrial, em um verdadeiro Estádio de Beisebol. “Já temos inclusive a parte arquitetônica pronta”, afirmou.

Em meados dos anos 70, aos 13 anos, Sinohara, que era judoca, apaixonou-se pelo beisebol. “No período em que treinávamos, apesar de participar de competições dentro do Estado, era mais por diversão do que alto rendimento, reuníamos aos domingos e treinávamos o dia todo. Um tempo muito bom”, lembra.

Com o passar dos anos, mais pessoas foram aderindo a modalidade e o esporte começou a crescer consideravelmente. Hoje, o treinamento é outro e já conta com um técnico que é pago pelo Governo Japonês para garantir o crescimento do Beisebol no país. “Estamos mais competitivos e objetivando resultados. O campo, inclusive, é disparadamente melhor para se praticar a modalidade”, afirma.

De acordo com a assessoria, toda a estrutura é mantida pela Federação Mato-Grossense de Beisebol com apoio da Associação Nipo de Cuiabá e Várzea Grande, mas ainda há muito a ser feito. “Precisamos de mais investidores, patrocinadores fortes e de muito intercâmbio com os grandes centros. Só assim vamos chegar aonde queremos”, pontuou o secretário.

Com a vinda do Sul-Americano, novas parcerias estão sendo fechadas e o objetivo é aproveitar o momento para crescer. Além do Governo do Estado, por meio da SEEL, também apoiam o evento a Prefeitura Municipal de Cuiabá e a Prefeitura Municipal de Várzea Grande e as empresas Açofer, Sushibox, Fisk, Hotel Taiamã, Frigorifico Frical e Comercial Uemura, Atacadão, Flechatur, SESI, e Chiroli Uniformes.

Sul-Americano

O XIII Sul-Americano de Beisebol será realizado em Cuiabá entre os dias 28 de fevereiro a 08 de março. A assessoria informou que a competição contará com a participação de cinco países que disputam entre si pela vaga nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá. Cerca de 200 pessoas entre atletas, comissão técnica, árbitros e autoridades, que atuam nas principais equipes do mundo estarão presentes no torneio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet