Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

novo governo

Secretário de cultura afirma que a prioridade será qualificar os produtores de economia criativa

Foto: Reprodução / José Medeiros

Secretário de cultura afirma que a prioridade será qualificar os produtores de economia criativa
No encerramento do curso ‘Gestão de empreendimentos artísticos e culturais’, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Leandro Carvalho, afirmou que as ações do MT Criativo e a economia criativa serão prioridades da gestão estadual. O acordo já tinha sido feito por meio do ‘Compromisso para os 100 primeiros dias de governo’.

Leia mais:
Abertura do curso 'Gestão de empreendimentos artísticos e Culturais' acontece nesta segunda
Taques prioriza economia criativa, democratização da cultura e organização da SECEL em parceria com a SEPLAN

O curso foi promovido pelo MT Criativo entre os dias 19 e 24 de janeiro, e qualificou cerca de 30 produtores culturais e artistas em temas relacionados à gestão de projetos.

De acordo com a Assessoria do estado, o secretário Leandro se disse feliz com a qualidade dos projetos apresentados pelos participantes como atividade final do curso “A gestão de projetos é um dos grandes problemas que temos hoje. Há centenas de projetos com problemas na prestação de contas, esta é uma situação grave, que não pode acontecer. Cursos como este devem acontecer sempre, estou feliz com a qualidade dos projetos e com o nível do debate apresentado aqui”, disse, enfatizando a importância da qualificação dos produtores.

Resultados do curso

Para a finalização do curso, foram apresentadas três ideias de projetos culturais elaborados durante as aulas. A meta era organizar a ação com base em uma notícia de jornal, buscando atender a uma demanda percebida no mercado local.

Uma notícia sobre a falta de água em Cuiabá deu origem a ideia de um festival de cinema com temática voltada para a conservação da água; outra, que tratava da ampliação do período da piracema no Estado foi usada como inspiração para o projeto de um vídeo-documentário que mostraria as alternativas encontradas pelos ribeirinhos para sobreviver à proibição da pesca; a terceira notícia tratava dos problemas nas obras de mobilidade urbana em Cuiabá, e gerou a sugestão de uma virada cultural a ser realizada na trincheira da avenida Jurumirim, uma das obras finalizadas.

A maioria dos participantes do curso eram de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Dentre eles, estavam os integrantes da Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso, com sede em Várzea Grande.

Fundada em 1996, a entidade realiza apresentações de siriri, chorado, dança da peneira e dança do ventre, atendendo crianças e adolescentes, mas sempre esbarrou na dificuldade de elaborar e aprovar projetos. “Temos uma longa experiência em atividades culturais, mas sempre que inscrevíamos um projeto, enfrentávamos problemas com a parte burocrática do processo. Hoje, trabalhamos sem dinheiro, com a colaboração da escola e dos pais das crianças. Viemos em busca de expandir o conhecimento e conseguimos ampliar os horizontes, estamos fervilhando de ideias, foi maravilhoso, nos deu esclarecimento para escrever melhor nossos projetos”, comentou a vice-presidente do grupo, Celi Minas Novas.

Uma das lideranças do grupo Comandaça, o ator Wátila Ferreira Bispo da Silva, avalia que o curso ajudou a ver a cultura como produto, o que já é natural nos grandes centros, mas ainda distante da cena cuiabana. “É um incentivo para que a gente abra a mentalidade para mudar essa nossa realidade, passando a ver a cultura como algo que pode gerar renda”.

O MT Criativo realizará outros cursos ao longo do ano. Os interessados em se cadastrar devem entrar em contato pelo telefone (65) 3613 0222.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet