Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

increva-se!

Seminário traz discussões sobre o presente e o futuro do rádio, além de programação cultural

Foto: Reprodução

Seminário traz discussões sobre o presente e o futuro do rádio, além de programação cultural
A quarta edição do Seminário Mato-Grossense de Rádio acontece no próximo dia 07 de novembro (sexta) no Auditório “Espaço Cultural Liu Arruda” no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, e as inscrições já estão abertas.

Leia mais: 
Mato Grosso Criativo abre 30 vagas para consultoria em projetos culturais

Criado pelo Escritório do Rádio, o Seminário é reconhecido nacionalmente por seu pioneirismo e traz uma programação intensa, com palestras e mesas redondas com profissionais reconhecidos. O evento é totalmente gratuito.

A programação se inicia com a palestra “O impacto do universo multimídia da internet no meio rádio e seus reflexos no conteúdo da programação das emissoras de rádio”, ministrada pelo jornalista, radialista, professor universitário e pesquisador Álvaro Burafah Júnior, de São Paulo. Álvaro já passou pelas rádios Radiobrás, A Voz da América, CBN/Globo e Rádio Capital. Atuou ainda como chefe de reportagem da Rádio Globo AM de São Paulo. Como mediador da palestra estará o jornalista e analista político Onofre Ribeiro, de Mato Grosso.

Logo após a palestra, acontece a mesa redonda “O Humor no Rádio”, com o tema “A História do Humor no Rádio Brasileiro”. Como convidados, estarão o radialista e jornalista Gustavo Corrêa e o criador da turma do Zé Guela, Carlos Santa Rita.

Gustavo Corrêa trabalha como Sonoplasta, Produtor de conteúdo, ator-humorista, operador de áudio, produtor de vinhetas e locutor da Radiobrás - EBC - Rádio Nacional. Foi produtor musical na ONG Criar Brasil e na MultiRio Web-Rádio. No audiovisual, ganhou quatro prêmios com criação, edição e sonoplastia de curta-metragem. Produziu também o documentário que conta a história do "Humor no Rádio Brasileiro".

Já Carlos Santa Rita, do Rio de Janeiro, é criador do site Clube de Apoio ao Rádio, que disponibiliza produtos para emissoras de rádio. Para moderar o debate, participa o radialista Carlos Roberto Cardoso (Mortadela) da Web Rádio Estação TJ (Cuiabá-MT).

Uma palestra sobre Webrádio será ministrada por Ricardo Fadul, publicitário e professor nos cursos “Processos Criativos e Tecnologias Mediáticas” e “Criação Publicitária e Produção de Áudio para Publicidade”. Produtor de conteúdos segmentados para rádio e TV, o publicitário vivencia a experiência de estruturar rádios customizadas para Marketing e Branding Sonoro, Webrádios e Rádios Internas voltadas para Endomarketing, além de ter criar webrádios e rádios corporativas para empresas, e ser especialista em desenvolvimento e produção de conteúdos segmentados para rádio, TV e web.

A professora doutora Mariângela Sólla López, da Universidade Federal de Mato Grosso, vai mediar este diálogo.

Outra mesa redonda será “Situação atual do processo de Migração do Rádio AM para FM”, com o engenheiro Ernesto Hideo Okano (MT), Delegado Regional do Ministério das Comunicações em Mato Grosso, o professor Engenheiro Alcides Teixeira (UFMT) e o engenheiro Eduardo Cappia (SP). Para moderar o debate, o engenheiro Lucas Costa, da empresa Sonare Engenharia.

A programação informativa acaba às 18h, e às 20:30, começa a programação cultural, com cerimônia de entrega do Troféu “Nhô Boró”, o show “Viola e sentimento”, do cantor e compositor Daniel de Paula e a Comédia stand-up “Um Gordinho e um Violão”, do humorista Dinho Machado (SP).

Serviço

Seminário Mato-Grossense de Rádio
Data: 07 de novembro (sexta)
Horário: das 08h às 18h - discussões
A partir das 20h30 - programação cultural
Local: Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, - Ed. Marechal Rondon - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT

Mais informações e inscrições no site ou Fan Page. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet