Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

primeiro lugar

Série Woody Allen: Alpinismo social, sorte e amor entram em conflito em "Match Point"

A série Woody Allen é uma “lista parcial” dos melhores filmes do diretor. Como dito no primeiro texto (clique AQUI), a filmografia de Allen é extensa e ainda está em atividade, sendo difícil fazer uma classificação dos melhores filmes. Mas dentre os filmes já vistos por esta que vos fala (mais de 20 filmes), o que ocuparia o primeiro lugar é “Match Point”.

Leia maisWoody Allen e John Turturro retomam parceria em 'Amante a Domicílio'

A história gira em torno no alpinismo social e, claro, da importância da sorte no decorrer da nossa vida. O filme começa quando o ex-tenista e agora professor do esporte Chris Wilton muda-se para Londres. Ensinando tênis para os ricos, Chris faz amizade com Tom Hewett, membro de uma tradicional e abastada família inglesa. Através de Tom, Chris tem acesso à alta sociedade e acaba casando-se com Chloe, irmã de Tom. Logo, ele é o principal funcionário das empresas do pai de Tom e Chloe, mudando de vida radicalmente.


Tudo estaria perfeitamente bem, mas Woody nos lembra que somos humanos e, por conta disto, ainda assim animais. Chris “apaixona-se” por Nola, ex-noiva de seu amigo Tom, com quem passa a ter casos extra-conjugais. E neste ponto Woody Allen coloca em questão a importância dos bens materiais, do amor, do sexo e da sorte.

O filme tem influências da obra “Crime e Castigo”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O escritor, aliás, é citado diversas vezes no longa-metragem como uma das características que tornam Chris Wilton uma pessoa “culta e não frívola”.



Com uma sequência impecável e um desfecho praticamente perfeito, “Match Point” questiona nossos parâmetros sociais, o que torna uma pessoa isso ou aquilo, se há realmente justiça no mundo ou se há apenas sorte ou azar. Este é um dos filmes que faz parte da fase européia de Woody Allen.



Citação: “O homem que disse ‘Eu prefiro ser sortudo do que bom’ entendia a vida profundamente. As pessoas tem medo de aceitar o quanto grande parte da nossas vidas depende da sorte. Dá medo pensar que tanto está fora do nosso controle. Há momentos em uma partida de tênis quando a bola bate no topo da rede e por apenas um segundo, pode ir pra trás ou pra frente. Com um pouco de sorte, vai pra frente e você vence a partida. Ou talvez vá pra trás e aí você perde”.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet