Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

arte das ruas

Street art invade Rondonópolis com oficina ao ar livre com Babu78 para comemorar o Dia do Grafite

Foto: Reprodução

Street art invade Rondonópolis com oficina ao ar livre com Babu78 para comemorar o Dia do Grafite
“Não acredito que ser arte seja algo de tamanha importância. Não vejo o grafite perseguindo este status, vejo pessoas se manifestando de formas diferentes nas cidades, com protestos, poesias, cores, e isso é street art. Seremos marginais para sempre”, sentenciou o grafiteiro mais conhecido de Cuiabá, Babu 78, que através da street art revela seus sentimentos, suas ideias, ideologias, críticas sociais e políticas, para verbalizar seus pensamentos em imagens coloridas e pulsantes no cinza da cidade. E para comemorar o Dia do Grafite nesta quinta-feira (27), irá realizar uma oficina ao ar livre em Rondonópolis.

Leia também: Caio Fernando Abreu dará voz ao Poesia, Versos e Cordas do SESC Arsenal nesta quarta-feira

O objetivo do evento será promover a cultura no município e comemorar o Dia Nacional do Graffite. O evento que terá início às 8h da manhã será realizado nos muros do Ginásio Marechal Rondon.

O artista visual, Adão Silva Segundo, ou mais conhecido como Babu 78, já realizou diversos trabalhos pelo Brasil, e em Cuiabá sua arte está na periferia, nos muros do Centro Histórico, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e até nos ônibus através de um projeto do governo estadual “Arte em Movimento”.

E como reconhecimento do seu talento, Babu 78 foi selecionado para participar da maior exposição artística do Estado, que foi o Salão de Artes de Mato Grosso 2013, onde conseguiu ser um dos cinco premiados.



Seu talento que foi aperfeiçoado nas regiões norte e nordeste, de onde traz traços marcantes através do spray e sempre deixando no final uma mensagem de reflexão, Babu procura tocar as pessoas através das suas pinturas que dialogam com a cidade fria, cinza, imóvel, de concreto, que encontra na street art um breve sopro de cor e luz.

Para Babu estar em Rondonópolis é realizar um sonho, pois o objetivo dele é dar mais vida através das cores da sua arte em cada município do Estado.

“A arte de rua é democrática, pois tanto o pobre quanto o rico podem ter contato, e é isso que eu quero que aconteça em todas as cidades, e estar em Rondonópolis para mim é um sonho, porque sempre tive vontade, mas nunca oportunidade. E agora poder deixar a minha mensagem em um dia tão importante que é o Dia do Graffite para mim é uma honra”, disse.

O evento que já conta com a divulgação nas redes sociais e a participação das escolas estaduais próximas tem o objetivo de buscar mais jovens que queiram aprender um pouco sobre o significado do graffite como arte de rua.



Dia do Graffite

A data não faz parte do calendário oficial e não chega nem perto de ser feriado nacional. Mas é lembrada por artistas e admiradores da arte urbana, por ser uma homenagem ao grafiteiro Alex Vallauri, morto em 27 de março de 1987.

Vallauri, que nasceu na Itália, mas morou no Brasil por muitos anos, é um precursor da arte urbana e foi um dos primeiros a ter o trabalho reconhecido: Ganhou, em 1981, o prêmio Arte Comunicação da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo conjunto de sua obra.

(Com assessoria)


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet