Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

Sonora Brasil

Tambores e Batuques: Maior projeto de circulação musical do Brasil terá abertura em Cuiabá

Foto: Reprodução/Ilustração

Tambores e Batuques: Maior projeto de circulação musical do Brasil terá abertura em Cuiabá
Cuiabá, cidade antes esquecida ou deixada de lado, está agora em foco. Seja pela grande exposição devido a Copa do Mundo, o fato é que a capital mato-grossense também ganhou a atenção do cenário cultural nacional. Sendo assim, o circuito Sonora Brasil, maior projeto de circulação musical do país, terá sua abertura no Sesc Arsenal no dia 15 de abril.

Leia mais: Música clássica e folclore misturam-se em apresentação de peça inspirada no cururu

Em sua 17ª edição, o circuito “Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais” fará 454 apresentações de oito grupos em 123 diferentes cidades. O evento é promovido pelo Sesc. A abertura em Cuiabá contará com a participação dos grupos Raízes do Bolão (AP) e Quinteto Brasília (DF).

“Este ano, o tema Tambores e Batuques passa pelas regiões Sul e Sudeste, e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea no Norte, Nordeste e no Centro-Oeste do país, invertendo o circuito apresentado em 2013. O projeto bianual permite que os grupos passem por todas as regiões do Brasil.”, explica Thiago Sias, assessor da equipe música do Departamento Nacional do Sesc.

A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical e leva para diversas cidades de todos os estados do país as obras das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que raramente são executadas fora do eixo Rio-SP. O Projeto contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

Raízes do Bolão, Samba de Cacete da Vacaria, Raízes do Samba de Tocos, Alabê Ôni, Quinteto Brasília, Quarteto Belmonte, Octeto do Polyphonia Khoros e Duo Cancionâncias são os grupos que constam das programações, que se identificam com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Edino Krieger em Cuiabá



Artistas e pesquisadores de Cuiabá terão oportunidade de receber Edino Krieger para uma Palestra sobre o tema Bienais de Música Brasileira Contemporânea no auditório do Instituto de Linguagens da UFMT, no dia 14 de abril, as 14h.

Junto a Krieger também participarão representantes dos grupos que circularão este ano no país apresentando a sua obra. Esse encontro objetiva o compartilhamento de conhecimento sobre o tema, experiências e informações com os alunos de música da universidade. Essa palestra é aberta ao público em geral.

Sobre o Sonora Brasil

O Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. De acordo com informações da assessoria, desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 70 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.

A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no país. Os conteúdos abordados são apresentados através de concertos e complementados com um catálogo distribuído ao público gratuitamente, com informações detalhadas sobre o tema e sobre os grupos participantes.

Serviço

Palestra: Bienais de Música Contemporânea – Com Edino Krieger (SC)

Data: 14/04/2014 - Horário: 14h – Local: Auditório do IL – UFMT – Entrada Franca

Concerto de Lançamento – Com Raizes do Bolão (AP) e Quinteto Brasília (DF)

Data: 15/04/2014 - Horário: 19h - Local: Teatro | Sesc Arsenal
Entrada Franca - Ingressos distribuídos 01 hora antes do espetáculo.
Informações: (65) 3616-6901
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet