Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

neste final de semana

Taques visita abertura da Festa de São Benedito e Cavalhada e promete obras em Poconé

Foto: Reprodução / José Medeiros

Pedro Taques na Cavalhada

Pedro Taques na Cavalhada

O governador Pedro Taques participou de dois eventos culturais e religiosos neste final de semana em Mato Grosso. No sábado (13), ele visitou o baile de abertura da Festa de São Benedito, no Largo do Rosário, e no domingo (14), foi até Poconé para acompanhar a Cavalhada.

Leia mais:
Entrada em eventos patrocinados pelo governo deve ser gratuita para todos, pede Deputado
Projeto ligado ao Siminina vai arrecadar livros para as unidades de assistência

O baile de sábado (13), aconteceu em Cuiabá e homenageou festeiros, peregrinos e cozinheiras que se empenharam ao longo dos anos para essa festa. Entre os homenageados estava o padre da Paróquia, Hildo Inácio Rasch.

A Festa de São Benedito acontece desde 1897 para famílias endinheiradas que mantinham a igreja e as comemorações. Por outro lado, em 1721, os escravos já faziam festas e oferendas aos santos e tinham São Benedito como símbolo de sua luta e fé.

Antes de 1922 a festa era realizada na Igreja, mas daquele ano até 1944 ela passou a acontecer nas casas dos festeiros e nos casarões antigos da capital. Em 1945, ela voltou ao Largo do Rosário, onde a igreja Nossa Senhora do Rosário se transformou em Paróquias do Rosário e de São Benedito.

A festa é a mais popular do estado e reúne 10 mil pessoas por noite para celebrações religiosas, apresentações culturais e baile. Em sua visita, Taques reafirmou a importância do evento: "Enquanto governador quero dizer que está festa não pode nunca acabar. Quero receber a bandeira de São Benedito no Palácio Paiaguás e quero convidá-los para um chá com bolo na residência oficial dos governadores", disse em discurso aos festeiros.

Cavalhada

Já no domingo (14), Taques visitou a famosa Cavalhada em Poconé e anunciou a obra de pavimentação e drenagem de águas pluviais no município, orçada em R$ 3,9 milhões, além de garantir a construção de uma arena para a realização da manifestação cultural. Segundo o governador, as obras já começariam nesta segunda-feira (15) com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodestur).

As declarações animaram os festeiros. A festeira e organizadora do evento, Nataly Soares da Silva, explicou que sem o apoio do governo de Mato Grosso não é possível realizar a festa e afirmou ainda que cerca de 10 mil pessoas participaram do evento.

O governador Pedro Taques falou sobre o cuidado com as cidades do pantanal: "Há sete anos venho prestigiar esta festa e hoje em especial venho como governador de Mato Grosso lançar obras de serviço para Poconé e ainda me comprometer a realizar na nossa administração a tão sonhada arena da Cavalhada. Esta arena está no nosso plano de governo", garantiu.

A Cavalhada tem origem portuguesa e acontece todo mês de junho em Poconé. Toda a comunidade se envolve nos preparativos, que começam cerca de seis meses antes da festa. Nela, é encenada uma luta entre mouros e cristãos, os cristãos representados pela cor azul-turquesa e os mouros representados pela cor vermelha.

A encenação abre a festa de São Benedito. Na história, que se passa na Idade Média, quando cristãos e mouros disputaram o domínio da fé no continente africano, os cristãos conseguem roubar a rainha moura. As roupas dos cavaleiros e dos cavalos pantaneiros são bordadas à mão e a competição demora cerca de seis horas.

A cavalhada de Poconé é uma das mais importantes do Brasil, dividindo o título apenas com Pirenópolis (GO). Ela acontece em Mato Grosso desde 1769 e conta com personagens como a Rainha, o Cavalheiro Cristãos e Mouros, Pajens, Encapuzados, Caixeiro, Máscaras, Guardas do castelo, Auxiliares de pista, Narradores e Locutores. Compõem a cena os castelos, suportes das provas, argolas, arcos, bastões, bandeiras, Judas e fogos de artifício. São usadas também espadas, lanças e revólveres com munição de festim.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet