Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

tradição cuiabana

Tchá com bolo: Provanza adota costume cuiabano em sua casa de chá todas as quartas; Veja fotos

Foto: Stéfanie Medeiros

Tchá com bolo: Provanza adota costume cuiabano em sua casa de chá todas as quartas; Veja fotos
A rua é tradicional e guarda em seus casarões a parte rica da cultura e história de Cuiabá. Renascendo das cinzas, a 24 de Outubro, mais que apenas se tornar centro cultural, está virando ponto de encontro. O lugar é onde pessoas vão para conversar, passar um tempo e absorver o ambiente e também é onde a tradição encontra o contemporâneo.

Leia mais: A tradição milenar dos chás agora tem casa especializada em Cuiabá
Chás gelados refrescam, possuem baixo teor calórico e hidratam e equilibram o corpo

O “Provanza Aromas e Sabores” , ambiente que trabalha com os cinco sentidos, está com uma novidade bem conhecida pelos cuiabanos. Quando entramos pela porta com toldos azuis e ar francês, sentimos instantaneamente os aromas florais, doces e suaves. A casa de chá dentro da loja é para tratar do paladar. E a musica, os produtos e a aromaterapia cuidam dos outros sentidos. Mas este espaço inspirado nos campos franceses ganha uma tradição tipicamente cuiabana: O “Tchá com bolo”.


(Fabiana Novais na primeira edição do "Tchá com bolo", no Provanza aromas e sabores)

Todas as quarta-feira, os clientes que forem tomar chá no espaço rústico com aromas campestres, ganha um pedaço de bolo para acompanhar. Hoje (05), famílias, mulheres, casais se aprumavam nas mesas e, copo de chá e pedaço de bolo em mão, começavam a incorporar novamente os hábitos de suas avós, bisavós, tatarávos.

De acordo com a proprietária do espaço, Fabiana Novais, a ideia de retomar esta tradição no Provanza é uma forma de agradecer Cuiabá pelo acolhimento caloroso da franquia. É também, dentre outras coisas, reconhecimento da cultura e hábitos típicos da capital, que voltam a fazer parte do cotidiano das novas gerações.

Fabiana também convidou para a estreia do “Tchá com bolo” o pesquisador, historiador, compositor, cantor e diretor técnico de cultura, Milton Pereira de Pinho Guapo, para contextualizar a tarde, explicando aos visitantes as raízes desta tradição de mais de 50 anos dos cuiabanos.

Casa de Chá do Provanza

Muitos acham que o chá que temos em casa é realmente o “chá”. Mas o que nós tomamos, na verdade, é a infusão de alguma planta. O chá só tem este nome quando vem da Camellia Sinensis. As variedades desta bebida se devem aos estágios da flor. Por exemplo: o Chá branco, tão em moda hoje em dia, é feito com o broto da Camellia. O chá preto é a flor madura, moída.

As bebidas servidas no Provanza são todos provenientes desta flor. Para obter as diversas variações nos sabores e cores, o chá é aromatizado com diversos extratos, como, por exemplo, de Romã, tangerina, dentre outros. Desta forma, dispensa-se o açúcar.

O espaço, com mesas e balcão de madeira, parede de tijolos expostos, tem inspiração no campo francês. O nome Provanza vem da cidade de “Provença”, no interior da França. Mas como forma de reconhecer o lugar onde está, a franquia adotou este novo evento e promete muito mais ao longo do ano.

Serviço

O “Provanza aromas e sabores” fica no Espaço Magnólia, na rua 24 de outubro, número 937/949. O “Tchá com bolo” acontece todas as quarta-feira.

Para mais informações: 065 3023-7971


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet