Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Arte que educa

Teatro conscientiza estudantes de Cuiabá e Várzea Grande sobre malefícios do trote

Foto: Lucas Ninno/Gcom-MT

Teatro conscientiza estudantes de Cuiabá e Várzea Grande sobre malefícios do trote
Quatro estudantes que gostavam de brincar passando trotes ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) são surpreendidos quando a diversão se torna realidade e um amigo precisa de atendimento de emergência. Essa é a história da peça apresentada pelo projeto Trote Zero, que através de muito humor e uma linguagem jovem, tenta conscientizar os estudantes de Cuiabá e Várzea Grande sobre as consequências dos trotes aos números de emergência da Segurança Pública. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e grupo de teatro Cena Onze.

Leia mais:
Turismo em Cuiabá impressiona positivamente pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas
Projeto que distribuiu livros gratuitos à população na Arena Pantanal será ampliado

A primeira apresentação do projeto aconteceu na última terça-feira (12), na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, marcando o início da segunda etapa do projeto Trote Zero, e contou com a participação de aproximadamente 168 crianças e adolescentes. A peça irá percorrer mais nove escolas até o final do mês de maio.

Para o diretor do grupo de teatro “Cena Onze”, Flávio Ferreira, a arte é a forma que o grupo tem de leva os jovens a refletir sobre as consequências dos trotes. “Essa parceria é para que a comunidade estudantil faça, por meio de um texto cômico, leve, e ao mesmo tempo falando sério, uma reflexão sobre os danos que um trote pode causar”.

O estudante Maurício Miguel Silva afirmou que já ligou para o atendimento de resgate por brincadeira, porém ressaltou que está mais consciente e que deixou de realizar trotes. “Hoje em dia já não faço mais, porque sei que existem outras pessoas ou até mesmo alguém da minha família que pode precisar de atendimento, além de que passar trote é crime”, destacou o estudante.

De acordo com levantamentos feitos pelo Ciosp, de janeiro ao último dia 8 de maio foram registrados 386.761 mil ligações, sendo que 18.312 foram trotes feitos por crianças, 18.569 por adultos e 287.909 mil foram ligações não concluídas, onde a pessoa liga e desliga e não diz nada ao atendente. No mesmo período do ano passado (2014), a central recebeu 286.408 mil chamadas, sendo que 25.418 mil ligações foram trotes de crianças, 14.892 de adultos e 174.661 mil chamadas não concluídas.

Segundo a coordenadora de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mariana Máximo, a ação educativa começou no ano passado após identificarem que muitos trotes aconteciam perto ou dentro das escolas. “No ano passado, as crianças visitaram o Ciosp, o que as ajudou a desmistificar e conhecer o ambiente. Agora a peça teatral vai proporcionar uma experiência genuína para elas porque acreditamos no poder transformador da arte”, disse.

O coordenador do Ciosp, coronel PM Joelson Sampaio, destacou que as escolas que não irão receber o projeto vão ganhar um DVD da peça para que os educadores possam apresentar a gravação aos estudantes. “Temos um número muito grande de trotes originados de escolas, bares, e vias públicas através de telefones públicos. A central de operações é um local de trabalho sério pelo qual as pessoas que estão passando por uma emergência de segurança pública recorrem para serem atendidas. Não é uma ferramenta para brincadeira”.

Confira o cronograma das apresentações:

14/05 – 08h30: Escola Professor João Crisóstomo - Dr. Fábio (Cuiabá)
18/05 – 14h30: Escola Sarita Baracat - Parque do Lago (Várzea Grande)
19/05 – 14h30 - Escola Osmar Cabral - Osmar Cabral (Cuiabá)
20/05 – 8h30 - Escola M. Lenine de C. Póvoas - Jardim União (Cuiabá)
21/05 – 14h30 - Escola Leovegildo de Melo - Choab Jaime Campos (Várzea Grande)
25/05 - 8h30 - Escola Oscar da Costa Ribeiro - São Matheus (Várzea Grande)
26/05 – 8h30- Escola Juvenilha Monteiro Oliveira - Engordador (Várzea Grande)
28/05 – 8h30 - Escola Benedito de Carvalho - Cuiabá
29/05 – 8h30 – Escola Davi Mayer – Várzea Grande
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet