Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Programação cultural

Teatro de Brinquedo apresenta "Voadeira no Circo" em Feira do Jardim Vitória

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Teatro de Brinquedo apresenta
Nenhuma forma de entretenimento inspira mais do que as diversas formas de arte. Para aqueles procurando eventos culturais para esta sexta-feira (26), o Grupo Teatro de Brinquedo apresentará a peça “Voadeira no Circo” na Feira do Bairro Jardim Vitória, às 20h. O espetáculo faz parte da programação do festival Sesc Ispia na Rua.

Leia mais: Alunos de teatro homenageiam personalidades históricas de Mato Grosso através de estátuas vivas

A peça traz a saga de Narcisa, a viúva de Malafaias que herda de seu marido o circo de bonecos que sempre sustentou e motivou a vida do casal. Mas ela não percebe que Malafaias se foi e deu vida aos três bonecos que animavam o circo: Brutus, Fiorella e Pedrinho. Assim como na vida real, os bonecos aprendem a amar e odiar. Quando a dona do circo descobre, já é tarde demais. Como o teatro é a arte que imita a vida, a trupe utiliza bonecos, máscaras, fogo, danças e muita música para contar esta história. Segundo a atriz Raquel Mützenberg, que interpreta a bailarina Fiorella, “o público sempre recebe de braços abertos o espetáculo, é um momento para sentar e gargalha junto com a família”.

De acordo com a assessoria, neste trabalho, o Teatro de Brinquedo dá continuidade às pesquisas em dramaturgia do ator e em teatro com bonecos. Os personagens foram criados a partir de leituras e estudos sobre o balé Petrushka, de Ígor Stravinski, e trabalhados pelos atores durante suas investigações com pesquisa de movimentos, jogo de cena, experimentação vocal e no trabalho com os bonecos. Os atores criaram uma dramaturgia autoral a partir desse material de pesquisa. O elenco é composto por Juliana Graziela, Hallyson César, Millena Machado, Raquel Mützenberg, Ricardo Miguel e William Kanashiro.

Os atores também são os responsáveis pela confecção dos bonecos, que mais uma vez receberam a pintura dos rostos da artista plástica Rosana Schmitt, antiga parceira do Teatro de Brinquedo. Os bonecos são manipulados dentro do cenário itinerante, e durante o desenrolar da trama, a trupe o leva para diferentes pontos do espaço onde é apresentado. O cenário foi confeccionado por Genival Soares.

Como primeiro espetáculo de rua, o Teatro de Brinquedo já deu um passo largo: em uma das cenas o grupo utiliza uma pedra que pega fogo e ao jogar água as chamas crescem. A ideia da pedra é da atriz Juliana Graziela, que é formada em Física pela UFMT e estuda diferentes materiais que podem ser utilizados cenicamente. Para esta cena, o grupo frisa que realizou exaustivos ensaios em busca da execução perfeita, com cada ação cautelosamente partiturada, para garantir a segurança de todos e o êxito do momento cênico.

E as partituras do espetáculo também estão no corpo e na música executada ao vivo, por Willian Kanashiro, que interpreta o maestro Kaiowashiro, e executa toda a sonoplastia com uma guitarra elétrica acompanhada de muitas distorções. A sonoplastia é assinada por Augusto Krebs e William Kanashiro.

“Voadeira no Circo” é a segunda grande produção do grupo Teatro de Brinquedo. Para conhecer mais sobre o grupo, acesse o portal clicando AQUI.

Serviço

“Voadeira no Circo”, do grupo Teatro de Brinquedo
Data: Sexta-feira (26)
Local: Feira do Bairro Jardim Vitória
Horário: 20h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet