Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Segurança no patrimônio

Tradição e comércio seguros: Centro Histórico de Cuiabá ganha 1ª Companhia de Polícia Militar

Foto: Reprodução/ Wikipedia

Tradição e comércio seguros: Centro Histórico de Cuiabá ganha 1ª Companhia de Polícia Militar
As ruas estreitas e casarões antigos guardam histórias e um pedaço da cultura cuiabana. Mas o Centro Histórico de Cuiabá, mais que um guardião da memória regional, é também o local onde novas tradições são feitas. Pessoas transitam pelos corredores antigos buscando novidades, tesouros ou apenas comida diferenciada nas barraquinhas montadas nas ruas de pedrinhas. O Centro Histórico é um palco de costumes contemporâneos e fervilha principalmente em épocas comemorativas, como, por exemplo, o natal.

Leia mais: Tendo praça como símbolo da alegria carnavalesca, centro histórico aparenta abandono e melancolia

Mas apesar desta grande trânsito de pessoas entre um estabelecimento aqui, e uma rua ali, ainda dá para sentir no ambiente o ar de insegurança. Popular e dono de uma beleza antiga e poética, o centro também é local onde furtos, assaltos, arrombamentos, comercialização de drogas e prostituição tornam-se comuns. Para mudar esta realidade, será inaugurado nesta quinta-feira (13), às 09h, a 1ª Companhia de Polícia Militar do Centro Histórico de Cuiabá.

Esta nova unidade de segurança é um sonho antigo dos lojistas da região, que sofrem constantemente com o medo de serem os próximos alvos de ações criminosas. A Companhia de policiamento, conforme o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá, João Batista de Abreu, vai beneficiar diretamente mais de 100 mil pessoas por dia, chegando a garantir a segurança de 200 mil pessoas em datas específicas, como dias das mães, dia das crianças e outras datas comemorativas.

De acordo com a Polícia Militar, o monitoramento na região será quadrilátero, com os principais pontos nas Avenidas Beira Rio, Mato Grosso, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e rua Barão de Melgaço. A expectativa é de que, com a companhia atuando na região, a criminalidade seja reduzida em 80%.

Espera-se também que o policiamento no local favoreça a aproximação da Polícia com o cidadão. “E mesmo que esse fluxo de pessoas que circulam pela região central seja flutuante, teremos um alto conhecimento de quem são os comerciantes, o que já é um grande passo. Nesse raio também teremos o policiamento ciclístico reforçado, que nos permite uma mobilidade maior, já que os policiais designados para essa função poderão circular pelas ruas, calças, e até na contra mão se necessário. Sem contar que o tempo de resposta é bem maior, se comparado com o policiamento feito com o auxilio de viaturas”, observou o Capitão PM, Gilcimar Mendes Correa.

Serviço

A inauguração da Companhia de Polícia do Centro Histórico será realizada, às 09 horas desta quinta-feira, 13 de março, na rua 07 de Setembro, 325, no Centro, próximo à Igreja Senhor dos Passos.

A nova unidade vai na rua 07 de Setembro, próximo à Igreja Senhor dos Passos e ao Beco do Candeeiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet