Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Em cuiabá!

Veja fotos da exposição que traz experiência interativa no mundo dos contos de fadas

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Veja fotos da exposição que traz experiência interativa no mundo dos contos de fadas
Som de um grande relógio, barulho do mar, uma mulher cantando ópera. Estas são apenas algumas das coisas que ouvimos ao andarmos pela exposição “16... conte outra vez” no Museu de Arte de Mato Grosso (MAMT). De autoria da artista plástica Capucine Picicaroli e com curadoria de William Gama, a mostra é mais do que obras penduradas na parede: É uma experiência interativa no mundo dos contos de fadas.

Leia mais: Manoel de Barros será homenageado em espetáculo na CDL de Cuiabá

O MAMT inteiro foi disponibilizado para a exposição. Em cada salão, temos um tema principal. Peter Pan, Alice no país das maravilhas, princesas, o mágico de Oz, dentre tantos outros quadros retratam histórias da infância. “Eu decidi passar para esta série para resgatar um pouco da minha visão destes contos. Estes temas já foram retratados inúmeras vezes por diversos artistas, mas aqui é um pouco de como eu as vejo”, disse Capucine ao Olhar Conceito.



Ainda de acordo com a artista, a série contos de fadas, representadas pelo “16...conte outra vez”, também será limitada. “Assim como a série México Imaginário, esta eu vou pintar por um período e depois parar, começar novos projetos. Não quero ficar com uma coisa só, mas sim explorar vários temas”.

A exposição ficará aberto ao público no MAMT até o dia 15 de janeiro. Um dos destaques da mostra, para quem for visitá-la, é o salão de Alice no País das maravilhas. Além das obras cheias de vida e cores, o local conta com instalação que permitem que o visitante literalmente entre em cenas do conto. Por todo o museu, soldados cartas do mundo das maravilhas guardam a exposição.



As instalações têm diferentes formas em cada ponto da mostra. Em uma, procura-se fadas no jardim através de um binóculo. Em outra, escuta-se os latidos de totó enquanto andamos pela trilhas de tijolos amarelos do mundo de Oz. “A partir de agora, quero trabalhar mais com esta linha de unir as obras de arte com instalações. É uma forma de tornar a exposição mais atrativa tanto para crianças, quanto para adultos”, explicou Capucine.

Para aqueles que querem ver de perto toda a magia da exposição “16...conte outra vez!”, o MAMT fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Para mais informações: (65) 3026-3221.



Endereço

Atualmente o Museu de Arte MT está localizado na antiga Residência dos Governadores, atrás da Prefeitura de Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço, número 3565.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet