Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

novidade

Zapata Casa e Jardim: A madeira em móveis sofisticados com produção mato-grossense

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Fachada da loja na Av. Getúlio Vargas

Fachada da loja na Av. Getúlio Vargas

Quem se interessa por decoração e arquitetura tem agora uma nova opção em Cuiabá. A partir de segunda feira (25) a “Zapata Casa e Jardim” vai abrir as portas para os clientes e apresentar seus móveis feitos exclusivamente de “Teca”. 

Leia mais: Feira de tendências traz novidades no ramo dos eventos a Cuiabá

A dona do estabelecimento, Maria Amélia Zapata, já trabalha nesse ramo há anos. Formada em arquitetura, deixou de fazer projetos para casas quando se apaixonou por objetos de madeira em 2006. Maria trabalhava com artesanatos e fazia porta-lápis, porta-guardanapos e outros apetrechos, sempre em Teca. “Eu costumo dizer que peguei o vírus da madeira”, conta a empresária que com o tempo ajudou a capacitar outras pessoas de Mato Grosso com o intuito de ter mão-de-obra.  


Ela então montou uma oficina, comprou quatro tornos e buscou no passado técnicas antigas de produção. Quando o grau de sofisticação de seus produtos ficou muito alto, os preços aumentaram e a empresária percebeu que seria melhor fabricar móveis.

Ela então abriu uma fábrica em Sorriso (395km de Cuiabá). Suas vendas eram especificamente por atacado (para empresas) e também pela internet. Mas ainda faltava algo.

Maria queria mais contato com o público. Queria entender as necessidades dos consumidores, conversar com os arquitetos da região e conhecer as novas tendências. Por isso, abriu seu show room.

A loja

Um deleite para os olhos, a Zapata traz diversos ambientes decorados, mas todos dentro de um cômodo só. São sofás, cadeiras, espreguiçadeiras, mesas de jardim e painéis. Todos feitos de Teca que, segundo Maria Amélia, é “uma madeira nobre, febre nos Estados Unidos e na Europa”.

Além dos móveis, objetos de decoração trazem ao local mais vida. São almofadas, luminárias, taças, pratos e vasinhos que também estão à venda, mas não são fabricados pela loja. “Eu participei do Morar Mais em 2013, e vi que quando ambientados, os produtos são mais valorizados”, explica a empresária.

Apesar de toda a sofisticação e das referências internacionais, a loja não deixa de homenagear a cultura cuiabana. Duas cadeiras trazem dizeres do imaginário popular. Em uma delas “Cuiabá da manga e do pequi” e na outra a história de um rio:

“Disque num tempo tão antigo
Que certeza ninguém dá
Existia um rio lindo
Chamado Kyvaverá (...)”



Sustentabilidade

Além de ter qualidade, a “Teca” é fruto de reflorestamento. Sua durabilidade também é maior, o que ajuda na diminuição da extração de árvores.

Como a maioria dos móveis é feito para ambientes externos, existem alguns cuidados que devem ser tomados na manutenção. Maria explica que até mesmo o design dos que ficam ao ar livre é diferente:

“As cadeiras de piscina têm vãos para a água escorrer e não formar poças. Mas é importante que o cliente tome alguns cuidados como não deixar em contato com gramado e colocar pezinhos de nylon para não formar lodo, de três em três meses passar filtro solar na madeira, lavar com detergente especial e passar verniz, etc”. Todas as informações são passadas aos clientes no ato da compra.

Também são vendidos móveis para ambientes internos, e o preço varia de R$200 a R$6000. A Zapata Casa e Jardim fica na Avenida Getúlio Vargas, 985.

Mais informações no Facebook e Instagram.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet