Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

incrível

Alunos de engenharia e arquitetura da UFMT constróem ponte de macarrão que suporta 45 vezes seu peso

Foto: Reprodução

Alunos de engenharia e arquitetura da UFMT constróem ponte de macarrão que suporta 45 vezes seu peso
Os alunos de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participam, todos os anos, da “Competição de Pontes de Espaguete”, quando constroem pontes entrelaçadas usando macarrão cru e testam sua resistência ao peso. 

Leia mais: UNIC realiza vestibular neste sábado com inscrição solidária

O coordenador do projeto, professor Milson Soares Filho, explica que “o evento potencializa a interação entre os alunos. Criam-se torcidas e há uma tensão quando está acontecendo a prova. É uma forma divertida de aplicar os conhecimentos e integrar alunos e professores, assim como teoria e prática”.

A ponte de espaguete deve pesar no máximo um quilo (contanto o macarrão, a cola e a haste de ferro onde será encaixado o suporte para colocação do peso). O macarrão deve estar cru, e os alunos só podem usar cola nas junções da estrutura (e não no meio de duas peças de macarrão). O projeto vencedor deste ano suportou 45kg em cima da ponte.

“Este é um evento tradicional da Engenharia, que nasceu nos Estados Unidos na década de 1980, e hoje acontece em vários países. Este é o quinto ano que realizamos aqui na UFMT”, conta o professor.

Os projetos apresentados foram analisados por sua arquitetura, memória de cálculo, peso da ponte, previsão de colapso e carga de colapso (ou seja, o quanto a ponte suporta de peso em cima de si).

“Existe uma diferença entre o que você projeta e o que se executa. Então, avaliamos o projeto, a ponte e a realização. Mas, no final, o que importa mesmo é que a estrutura suporte muita carga. Por isso, a nota de peso suportado corresponde a 55% da nota final”, explica Milton.

Esta competição mostra, acima de tudo, a importância da estrutura de qualquer construção. “O arranjo estrutural é o que permite esse resultado, uma ponte suportar 45 vezes o próprio peso. É isso que permite aproveitar ao máximo a resistência do macarrão. É puro conhecimento de engenharia que permite uma estrutura eficiente, que gasta menos material para suportar mais peso”, conta o engenheiro.

A “prova de carga” da competição deste ano (2014) aconteceu na última segunda-feira (01). Os integrantes dos grupos que ficaram nas quatro primeiras colocações ganharam prêmios doados pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Seção MT (ABENC-MT) e da Caixa de Assistência do CREA-MT . Confira a premiação:

1º lugar – Quatro calculadoras HP 50G, no valor de R$ 500,00 cada

2º lugar – Uma calculadora HP 50G e pen-drives de 32gb

3º lugar – 2 pen-drives de 32gb e 3 pen-drives de 16gb

4º lugar – 4 pen-drives de 16gb


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet