Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

nesta quarta

Aniversário de Clóvis Irigaray terá performances e reabertura da biblioteca estadual após 10 anos

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Clóvis Irigaray

Clóvis Irigaray

Em comemoração aos 67 anos do consagrado artista plástico Clóvis Irigaray, acontece nesta quarta-feira (23), no Palácio da Instrução, a edição especial “Irigaray e a Cidade das Maravilhas”. A partir das 15h, o local receberá performance de grafite com Babu SeteOito, exibições de filmes dos cineastas João Carlos Bertoli e Bruno Bini, apresentações musicais com Caximir, Saudosa Maloca e os DJs Khazad, Gilberto Farias e Erick F e a reabertura da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, que há dez anos não realizava mais empréstimo domiciliar.

Leia mais:

- Exposição Irigaray Arte Cidade abre inscrições para agendamento de escolas públicas e privadas
- Cidade Arte Irigaray: Uma homenagem ao mestre e mais sete artistas chega ao coração da cidade

Após a abertura da biblioteca e visita guiada, às 18h a programação segue para as dependências externas do Palácio: “Vários amigos artistas se unirão num ato de celebração por seu aniversário. Será um momento de muita alegria onde estaremos unidos em torno de muito amor por ele e à arte que inspira sua presença”, explica Maria Irigaray, filha de Clóvis.

De acordo com a assessoria, na ocasião ainda serão distribuídos formulários para cadastramento e confecção da carteirinha da biblioteca, que após 10 anos, volta a fazer empréstimo domiciliar.

Também será lançada, na quarta-feira, uma nova iniciativa em prol da cidade, o Rota Cultural do Centro Histórico. “A Rota propõe a delimitação de um perímetro em que a arte circulará de forma física, gestual e virtual a partir do pensar conjunto de profissionais da Arte. O Centro Histórico servirá de suporte e elo com valores, estória e afetos, e serão visualizados, pensados e trabalhados do ponto de vista da arte, um Centro de Arte, para tanto reuniremos esforços a vários segmentos da sociedade organizada em direção a uma adequada ocupação dos espaços possíveis. A cidade (as pessoas) se encontra no Centro, a Arte encontra a todos no Centro, eis a questão”, explica Maria Irigaray.

Exposição

Desde o mês de janeiro, o Palácio da Instrução recebe a Exposição Arte Cidade, uma realização do Governo do Estado - via Secretaria de Estado de Cultura - e o Museu de Arte de Mato Grosso. A mostra segue aberta a visitação até o dia 24 de abril, de terça a sexta-feira, das 8 às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.

Além das obras do artista principal, o Palácio também abriu as portas para artistas de linguagens diversas. A programação paralela contou ainda com visitas escolares guiadas por artistas, oficinas e especialmente, o Ciclo de Bate-Papo Arte Contemporânea, que promoveu o diálogo com dezenas de artistas de outros segmentos e produtores culturais.

No mês de novembro de 2015, junto à reinauguração do Palácio da Instrução, o espaço recebeu a 31ª Bienal de São Paulo por Cuiabá. A Secretaria de Cultura ainda retomou o Salão Jovem Arte, revitalizou e oxigenou os espaços públicos dedicados a exposições, e fortaleceu o vínculo com o público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet