Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

1° chopp é cortesia

Após 30 anos trabalhando em salão, cuiabano abre espaço que une barbearia, café e bar

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Jonas, pai do proprietário, é barbeiro há mais de 50 anos

Jonas, pai do proprietário, é barbeiro há mais de 50 anos

A ‘Barbearia Café Bar’ surgiu em Cuiabá quando ainda não era moda unir salão, cerveja e sinuca em um só ‘espaço masculino’. Na realidade, o que Vando Maciel – com 33 anos de profissão – observou na época foi a necessidade de uma empresa como a sua. Quase três anos depois e com um crescimento (tanto em espaço, quanto em profissionais e em lucro) de 298%, ele tem certeza que apostou corretamente.

Leia também:
Campo-grandense se muda para Cuiabá e abre barbearia com video-game, sinuca, bar e lounge para narguile

A empresa começou com 98 metros quadrados e quatro funcionários, todos da família de Vando, em 2014. Hoje são 170m², divididos ainda com um Espaço Mulher e um Espaço Kids, e dezesseis funcionários. Além destes atrativos, a barbearia ainda oferece um chopp de cortesia aos clientes homens e uma taça de champagne às clientes mulheres, possui mesa de sinuca, vídeo-game para as crianças e um aplicativo onde os clientes podem marcar horário sem precisar ligar.

Para Vando, no entanto, o grande diferencial é a mão de obra. A ‘raridade’ do salão é seu pai, Jonas Maciel, que trabalha como barbeiro há 51 anos. Ele possui, inclusive, uma sala vip onde atende seus clientes, já que prefere ficar afastado do ‘agito’ da parte de cima.


Espaço 'vip' do pai de Vando (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Além dele, trabalham na Barbearia o irmão de Vando, Ney Maciel, o sobrinho Valmir Maciel, o filho Rafael Maciel e mais nove funcionários que não são da família e dividem as funções de barbeiros, manicures e pedicures, e outros serviços como pigmentação de barba e cabelo, alisamento e selagem.

“Eu trabalhei muitos anos em salão e sempre observei que os homens ficavam meio quietos, de lado, e percebi que era necessário um espaço só pra eles”, conta Vando. “Porque homem quer rir, falar besteira, brincar, então criei um lugar mais descontraído”.

Foram oito meses de reforma para chegar à barbearia inicial. Com o tempo, Vando adequou ao que realmente queria. “Eu adesivei a parede depois, coloquei a mesa de sinuca, o barril de chope, e foi indo”, conta.

A inspiração, além de vir de sua experiência e da conversa com os clientes, veio um dia enquanto ele assistia a uma reportagem na televisão. “Eu vi a matéria sobre uma barbearia de São Paulo. Era pequenininha, mas eu olhei e pensei que era naquele estilo que eu queria”, lembra.


Vando, o pai Jonas, o irmão Ney e o sobrinho Valmir, todos barbeiros (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

No final das contas, o que ele queria era unir o conceito de barbearia antigo com as necessidades modernas dos clientes. “Hoje a pessoa pode chegar aqui de manhã, pedir um café, comer um salgado enquanto espera, ou vir a tarde e tomar um chope, passar a tarde aqui, depois buscar o filho na escola”, exemplifica.

Aplicativo

A Barbearia Café Bar funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 19h30 (às segundas das 9h às 19h30) e possui também um estacionamento para atender os clientes. Durante as vinte e quatro horas do dia, no entanto, é possível agendar o atendimento por meio do aplicativo do estabelecimento, escolhendo tanto o horário quanto o profissional.
No aplicativo também é possível ler sobre a história do local, ver a galeria de fotos de cortes, penteados e unhas e buscar a localização da barbearia direto no mapa. “Acho que o principal para fazer sucesso está em gostar do que faz e ser especialista naquilo”, finaliza Vando.

Serviço


Barbearia Café Bar
Av. Comandante Costa, 1307
Telefone: (65) 2129-4386
Informações: FAN PAGE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet