Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

todos os dias

Após acordo entre moradores e comerciantes, bares da Praça da Mandioca devem fechar à 1h da manhã

16 Jan 2017 - 11:07

Da Redação - Isabela Mercuri e Naiara Leonor

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Praça da mandioca

Praça da mandioca

Os moradores e os comerciantes da Praça da Mandioca, no Centro Histórico de Cuiabá, assinaram um acordo na última sexta-feira. Com benefícios e obrigações para ambos os lados, o consenso prevê, dentre outras coisas, o fechamento dos bares à 1h da madrugada, a instalação de banheiros químicos e segurança contínua.

Leia mais:

Bares da Praça da Mandioca são proibidos de colocar mesas na rua e movimento cai 70%

As informações foram passadas pelo Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Antenor de Figueiredo. Segundo ele, a Associação de Moradores e a Associação de Comerciantes se reuniram na última quinta (12). “Dissemos para eles se reunirem e entrarem em um acordo. Se não desse certo, entraríamos para cumprir a lei, mas não é o que queríamos fazer, não queremos acabar com a cultura na região”, explicou.

Segundo Antenor, além dessas especificações, a Praça da Mandioca em si não poderá ser tomada por mesas e cadeiras. Na Rua Ricardo Franco, onde ficam os bares que atualmente funcionam até mais tarde, as mesas poderão ser colocadas na rua. No entanto, será necessário deixar espaço para passagem de polícia e bombeiros, se for preciso.

“O acordo foi entregue com assinatura de todos e com ata, e agora vamos entregá-lo ao Ministério Público para fazer a TAC [Termo de Ajustamento de Conduta], e colocar em prática o mais rápido possível”, afirma Antenor. Ainda segundo o secretário, a ideia de transformar a Rua Ricardo Franco em calçadão não foi acatada.


Em 2016, foi realizado na Praça o 'Centenário do Samba' (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Na última semana, o Secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, explicou a situação ao Conceito. “São três seguimentos que divergem de opinião e interesses no local: os moradores e donos de escritórios e estabelecimentos diurnos, que reclamam da falta de mobilidade no local em dias de evento, bem como perturbação pública e infração da lei do silêncio; e também os donos de bares que reclamam da proibição das mesas”, explica o secretário.

Ainda segundo o secretário, o Ministério Público Estadual abriu um inquérito civil para apurar as denúncias de poluição visual, sonora e funcionamento indevido de comércio local na Praça da Mandioca e que enquanto isso, a Prefeitura irá fiscalizar a região rotineiramente em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet