Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

superação

Após três cirurgias, radio e quimioterapias, cuiabana dá show de auto-estima e ajuda outras mulheres

Foto: Arquivo Pessoal

Os vários estilos de Ana Paula

Os vários estilos de Ana Paula

A mato-grossense Ana Paula Farias, 41, enfrenta uma luta pessoal há mais de sete anos. Neste tempo, passou por três cirurgias, e hoje faz tratamento de quimio e radioterapia. O que começou como nódulo benigno na tireóide, hoje se transformou em um carcinoma invasivo de grau três na mama, ou seja, um dos graus mais graves de câncer. Mas existe algo que ela não perde: a vontade de viver.

Leia mais:
Após passar por tratamento de câncer durante a gravidez, estudante de MT tem parto humanizado de sucesso

O primeiro problema apareceu em 2011, quando ela percebeu que estava com uma rouquidão fora do comum. Descobriu que estava com câncer de tireóide, e logo teve que operar. Quatro anos depois, outro câncer lhe fez retirar o útero às pressas.

Hoje, depois de retirar também as mamas, Ana Paula continua na luta. As sessões de quimioterapia já acontecem há um ano e devem durar mais um. Já as sessões de radio, feitas diariamente, precisam ser feitas mais dezessete vezes.
Por este motivo, os cabelos de Ana Paula caíram. Ao invés de se lamentar, ela decidiu ser várias mulheres ao mesmo tempo, e ‘usa e abusa’ dos lenços e perucas. “Uso perucas e lenços para colorir a vida... meu lema é: e viva a vida! Deus no controle. Se eu não tivesse a fé, aqui não estaria mais”, comemora a cuiabana.


Segundo ela, a doença ajudou a crescer espiritualmente. “Aconselho as pessoas que encarem a situação com naturalidade e saibam que cada um de nós tem a sua cruz. O maior homem do mundo carregou uma cruz e nós? Quem somos nós?”, afirma.

O trabalho

Ana Paula é funcionária pública e trabalha na Coordenadoria de Ações Preventivas da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Ali, desenvolve um trabalho com mulheres e adolescentes em prevenção ao crime, além de ter bons resultados na luta contra a violência doméstica e no resgate social de jovens.

“A doença me faz ver que tenho que fazer o melhor e com diplomacia. Tem dias que tenho dores no corpo, febre, mas logo estou linda e feliz, com força na peruca para continuar”, conta.

Dando seu exemplo, Ana, que já foi doadora, pede que as pessoas ajudem o Hospital de Câncer. Seu tratamento, fora alguns exames de emergência, foi todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Gostaria de fazer um pedido, para que doem para o Hospital de Câncer e ajudem as casas de amparo, pois muitas pessoas do interior se tratam aqui no hospital e necessitam dessa ajuda”, clama. “Procurem o hospital, ajudem a pedir, pois eles nos atendem com o maior amor... só pode dizer isso quem se trata aqui”, finaliza.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet