Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

aniversário de Rondon

Apresentações artísticas, lançamento de selo e exposição marcam comemorações por 150 anos de Rondon

Foto: Lenine Martins/Secom-MT

Apresentações artísticas, lançamento de selo e exposição marcam comemorações por 150 anos de Rondon
No ano dedicado à comemoração dos 150 anos do nascimento de Marechal Cândido Rondon, as festividades são muitas para homenagear o patrono das telecomunicações do Brasil. Depois da exposição sobre sua trajetória e também de reunião indígena discutindo o legado do Marechal, estão marcadas para a próxima terça-feira (5), às 7h, um café da manhã na escola Santa Claudina com toda a comunidade do distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger.

Leia mais:
Cuiabá recebe autoridades indígenas para encontro sobre herança de Rondon e expedição Roosevelt

Em seguida, 8h45, será realizada a formatura de 200 soldados do Exército Brasileiro, com apresentações artísticas e ainda abertura de sessão solene da Câmara Municipal e lançamento de selo pelos Correios. Às 11h, há o encerramento com a Banda Prinart/Seduc.

Mediante decreto, o governador Pedro Taques instituiu o ano de 2015 como o de Marechal Rondon numa homenagem ao principal precursor dos telégrafos brasileiros e da convivência com os índios. Ele tem papel fundamental na história da Comunicação brasileira. No decreto, Taques institui uma comissão pata cuidar das comemorações alusivas aos 150 anos do nascimento de Cândido Rondon.

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, disse que o governo trabalha para que as comemorações sejam à altura do que Rondon representa para o Brasil. "O governador pediu para agradecer essa canalização de tantas pessoas nos trabalhos pelas comemorações dos 150 anos de Rondon", disse.

Entre 05 e 09 de maio, no Shopping Três Américas, começa a exposição Rondon: A Construção do Brasil e a Causa Indígena, que conta a trajetória do brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon. A exposição - parte do Projeto Memória - é composta por 16 painéis, contendo fotos e textos que contam o caminho percorrido pelo “Marechal da Paz" ou "Marechal Humanista" na vida e frente da implantação das linhas telegráficas no Brasil.

Autor dos gibis A Turma da Mônica, Maurício de Souza também aproveitou para homenagear Cândido Rondon, a pedido do Governo do Estado. As aventuras do Patrono das Comunicações vão se transformar em gibis e livros de atividades para as escolas da rede pública do Estado. O projeto é umas das ações desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso para comemorar os 150 anos de Rondon.

Em Cuiabá, na Academia Matogrossense de Letras, a partir das 19h30, realizará sessão solene comemorativa aos 150 anos de Rondon e ao centenário da Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso a Amazônia (1907-1915). O evento é uma realização da Sociedade Rondon Mato Grosso. 







 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet