Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artesanato

san chico arte alternativa

Artesão de Mato Grosso transforma discos de vinil em quadros de personalidades

Foto: San Chico Arte Alternativa

Quadro feito a partir de disco de vinil

Quadro feito a partir de disco de vinil

Transformar o vinil dos discos em obra de arte, e ressignificar a finalidade daquele objeto é o trabalho do artesão Josué Franz, mato-grossense de 23 anos. Nascido em Nova Mutum, ele se mudou para Cuiabá e, em 2011, começou a colecionar o que hoje usa como matéria-prima.

Leia mais:

Projeto oferece cursos de embelezamento, bordado, artesanato e reciclagem a 1200 mulheres de Cuiabá e VG

“Os que estavam danificados ou não me agradavam encontrei uma forma de reciclar, comecei a reaproveitar pra mim mesmo, as pessoas foram vendo, gostando e querendo comprar”, contou o artesão ao Olhar Direto.



Para acompanhar o vinil, ele também aprendeu a produzir molduras de papel e camisetas em tié dye. “Sempre testo coisas diferentes, como escultura em papel e instrumentos musicais de material natural”. Atualmente, sua loja de artesanatos se chama ‘San Chico Arte Alternativa’.

E para chegar onde está, Josué não precisou de nenhum curso. Sozinho, experimentou ferramentas e materiais até chegar ao resultado que tem hoje. “Eu uso uma furadeira para fazer o recorte do disco, não sei o nome específico dessa técnica”, explica. Sua ‘especialidade’ é produzir quadros com rostos de personalidades como Frida Kahlo, Cartola, Caetano Veloso, BB King e muitos outros.



Josué faz, por encomenda, qualquer um que o cliente quiser (em seu Facebook, ele postou o de um cliente que pediu para fazer o rosto do cantor Belo). Os preços variam de R$50 a R$80, e os vinis podem ser vendidos com ou sem as molduras. Além dos rostos, o artesão também faz silhuetas, automóveis e outras imagens.


Josué Franz (Foto: Arquivo Pessoal) 

Quem quiser conhecer o trabalho de Josué pode ir à Feira do Vinil no próximo sábado, dia 17 de dezembro, ou acessar sua FAN PAGE. Mais informações, também, pelo telefone (65) 99987-4775 .
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet