Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Fotos antigas

Artista brasileira decide colorir fotos históricas e o resultado e inacreditável

Foto: domínio público/Marina Amaral

Artista brasileira decide colorir fotos históricas e o resultado e inacreditável
Colocar cor em uma imagem é também uma maneira de traze-la à vida. O trabalho da artista mineira Marina Amaral é, de certa forma, esse: fazer com que fotos antigas em preto e branco ganhem vida no mundo de hoje. Autodidata do Photoshop, Marina somou a esse talento gráfico inato o seu interesse por história para fazer de seu incrível trabalho de colorir fotos antigas uma profissão.

O resultado impressiona, e parece realmente trazer para hoje a imagem de um passado até então perpetuamente cinza – como se aquilo que parecia uma fantasia de outra época se tornasse enfim, e novamente, real. Diante da enorme demanda por seu trabalho, Marina largou a faculdade de Relações Públicas para se dedicar ao ofício de colorir.

O trabalho de Marina já alcançou milhares seguidores em suas redes sociais, e chamou a atenção do canal britânico Channel 5, através do historiador e apresentador Daniel Jones, que convidou Marina para um trabalho conjunto. A razão pela qual a quase totalidade de suas imagens ser estrangeira é pela qualidade disponível e por estarem em domínio público, mas Marina garante que adoraria colorir também a história do Brasil.

De acordo com a reportagem da BCC, Marina já publicou na revista americana Wired e no jornal ingles Daily Mail e, para Jones, as fotos de Marina “são a maneira perfeita de fazer as pessoas se interessarem por história na internet”, porque “nos fazem ter empatia pelo que é retratado de uma forma que a foto em preto e branco não permite em um mundo saturado de cores como o nosso”.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet