Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

De Mato Grosso para o Mundo

Artista cuiabano expõe suas pinturas em casa de cultura de Portugal

Foto: Reprodução / Adriano Ferreira

Adriano Figueiredo Ferreira pintando

Adriano Figueiredo Ferreira pintando

O cuiabano Adriano Figueiredo Ferreira, artista plástico que pinta com diversas cores as belezas de sua terra natal alcançou mais um sonho. No mês de agosto, sua exposição “Sotaque do Mato” vai atravessar o Atlântico e conquistar os corações lusitanos. Será em uma casa de arte chamada “Perlimpimpim”, na Praia da Vagueira em Portugal que a cultura cuiabana vai, mais uma vez, ser exibida para os europeus.

Leia mais: Grupo "Flor Ribeirinha" embarca para apresentações na França nesta quinta



Adriano nasceu em 1979 em Cuiabá e desde os 15 anos começou a pintar. No entanto, se aventurou em diversas vertentes artísticas até achar o que melhor traduzia seus pensamentos. Quadrinhos e artes gráficas fazem parte de seu passado artístico. Em 2010, no entanto, se encontrou e descobriu que queria mostrar as belezas de Mato Grosso.

Hoje em dia, o artista pinta painéis, telas e também outros objetos (como cadeiras, bancos) com imagens que remetem à cultura cuiabana (como o Tuiuiú do pantanal, a viola de cocho, o siriri e cururu, etc). Uma característica forte de suas obras é também a utilização de cores quentes como amarelo e vermelho, o que também remete ao clima da capital mato-grossense.

A exposição “Sotaque do Mato”, que será exibida em Portugal, surgiu em 2012 e já esteve também na Academia Mato-Grossense de Letras. São de 15 a 20 obras pintadas ao longo de 10 anos, que ficarão na casa Perlimpimpim de 01 a 15 de agosto. Em sua página no Facebook, o artista comentou: “Minha primeira individual fora do Brasil. É especial porque marca 2 anos como profissional. Agradeço a Deus, minha família, todos anjos que de alguma forma me ajudaram e vocês meus amigos aqui do Facebook, que sempre são muito carinhosos com o meu trabalho”.

A casa Perlimpimpim existe desde 2009 e tem o objetivo de levar cultura e arte para a região, além de ser um lugar de lazer para os locais.

Serviço

Exposição “Sotaque do Mato” - Adriano Figueiredo Ferreira
Quando: 01 a 15 de Agosto
Onde: Perlimpimpim – Praia da Vagueira – Portugal

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet