Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | TV

Ator italiano interpreta mesmo personagem há 55 anos

Foto: (Foto: BBC)

Ferruccio Soleri (à esq), de 86 anos, interpreta 'Arlequim' e diz não se cansar de fazer o mesmo papel

Ferruccio Soleri (à esq), de 86 anos, interpreta 'Arlequim' e diz não se cansar de fazer o mesmo papel

Há 55 anos o ator italiano Ferruccio Soleri faz rir plateias do mundo todo interpretando Arlequim, um dos personagens mais famosos da 'Commedia dell'Arte' italiana, gênero teatral surgido na época medieval, quando os saltimbancos percorriam as cidades em carroças improvisando espetáculos de sátira social.

Desde 1960, Soleri é o protagonista da peça Arlequim, Servidor de Dois Amos, escrita em 1745 por Carlo Goldoni. A montagem do espetáculo, criada pelo célebre diretor Giorgio Strehler para o Piccolo Teatro de Milão em 1947, está em cartaz até hoje.

Na peça, Arlequim é um empregado faminto e malandro que decide trabalhar para dois patrões que acreditam ter exclusividade de seus serviços. Ele acaba se envolvendo em diversos equívocos e situações engraçadas. Além da fome atávica, emblema de sua condição social inferior, as principais características do protagonista são sua vivacidade e perspicácia.

Em entrevista à BBC Brasil, Soleri, de 86 anos, diz que apesar das quase 3 mil apresentações realizadas, não se cansa de fazer o mesmo papel. "Cheguei a fazer outros espetáculos, mas o que é importante no teatro? Fazer um, dez, 100 personagens, ou receber os aplausos da plateia? Para o Arlequim os aplausos nunca faltaram. É isso o que importa".

Conhecido pela agilidade de movimentos, o protagonista salta e faz pequenas acrobacias durante quase todo o espetáculo.

"Antes de entrar em cena faço alongamento para preparar os músculos. Mas é um trabalho difícil, porque além da vivacidade do personagem, atuo com uma máscara cobrindo o rosto, o que requer um empenho maior", conta.

"Para que o público perceba o que o personagem está sentindo é preciso dar maior ênfase tanto aos movimentos e à gestualidade, quanto à entonação das frases", acrescenta.

Recorde mundial

Em 2010, Soleri entrou para o Guinness World Records, ao completar 50 anos interpretando o mesmo personagem, com então 2.064 espetáculos.

A comédia, interpretada em dialeto veneto, já viajou por mais de 40 países, entre eles o Brasil, onde esteve em três ocasiões.

"A peça faz rir até quem não entende a língua. Quando não existiam os modernos sistemas de tradução, as pessoas liam o folheto antes do espetáculo, ou já conheciam a trama, ou simplesmente acompanhavam o que acontecia no palco e se divertiam", diz.

Ingênuo e infantil, o personagem Arlequim continua provocando risadas.

"Com o passar do tempo acrescentei novas frases e novas brincadeiras com o público, porque improviso muito dependendo da reação da plateia. É por isso que os espetáculos são sempre um grande sucesso".

Embora o ambiente teatral seja supersticioso, o ator florentino diz não seguir nenhum ritual antes de entrar em cena.

"Digamos que não tremo mais antes de subir no palco…", brinca.
E afirma que não pretende se aposentar. "Enquanto eu tiver condições físicas, seguirei com o meu Arlequim".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet