Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Bumbum Praticumbum Prugurundum: Prótese Glútea

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Bumbum Praticumbum Prugurundum: Prótese Glútea
Lá vai sorrindo a bunda.
Vai feliz
na carícia de ser e balançar
Esferas harmoniosas sobre o caos.
A bunda é a bunda
redunda.
(Carlos Drummond de Andrade)

Bumbum praticumbum prugurundum! Esse foi o grito emanado da Sapucaí, ecoado aos quatro cantos da cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, pelos componentes da escola campeã de 1982 Império Serrano, sendo uma alusão e homenagem simultânea a uma das partes anatômicas mais belas da mulher brasileira.

“E Deus criou a mulher“. Por sua vez , ousadamente afirmamos que a cirurgia plástica recriou ou reinventou a mulher. E o Senhor deu a ela vida e formas presenteando nos com estes atributos divinais chamado feminilidade.

De Eva aos nossos dias, a mulher ganhou sensualidade, espaço, comando e se projetou na competitividade de mercado de trabalho com homens, ora seu companheiro ora seu rival. Merecem todos nossos aplausos masculinos, por essa habilidade ambígua de produzir e seduzir.

É bom ressaltar que nesse período de transformação, não perdeu algo que permanece intrínseco nela, a sua vaidade . E por forca deste sentimento ou instinto se assim podemos dizer, surgem suas preocupacacoes estéticas.

Uma das áreas corporais que a mulher brasileira possui especial atenção sem dúvida é a região glútea ou bumbum , numa forma mais carinhosa e delicada de ser chamada.

Devido a nossa grande e variada mescla étnica com uma linhagem genética basicamente derivada de brancos, índios e negros recebidas pelas nossas mulheres brasileiras pudemos presenciar o resultado desta dádiva divina, dignas sem dúvida alguma, de dar inveja a gregos e troianos . Grande exemplo deste fenômeno escultural esta nos desfiles das escolas de samba por onde passam verdadeiros exemplos deste fato que confirmam essa mistura, este povo brasileiro tão bem racado. Fico a imaginar como seria nosso samba sem a magia , malemolência, beleza e sensualidade destas brasileiras mulatas lindíssimas. Fica aqui nossa homenagem as eternas rainhas de bateria as brasileiríssimas Adriana Bombom e Viviane Araújo verdadeiras esculturas humanas. Veio a minha mente nesse momento a canção Rosa tão bem interpretada pela magnífica Marisa Monte que diz: tu és divina e graciosa estátua majestosa, no amor, por Deus esculturada...

É sabido que o público masculino em especial o brasileiro possui uma atenção especial pelo “derriere” feminino. Em análise puramente anatômica as nádegas sao constituídas por músculos responsáveis pelos movimentos das pernas, assumindo o músculo glúteo máximo o volume principal.

Possuem uma função secundária de cunho sexual, como zona erógena, símbolo de fertilidade, cujo poder de atração é um forte apelo usado pela publicidade de artigos de consumo masculino. Em propagandas de cerveja então, é imperiosa sua presença.

Mulheres com maior volume de glúteos sem dúvida, despertam maior atração e desejo sexual, o que tem levado ao aumento da procura pelas próteses glúteas .

Atualmente o aumento desta região é realizado com implantes de gel coesivo muito semelhante ao implante mamário, mas com consistência maior.

Para melhor entender o procedimento , o implante glúteo não é colocado sob a pele ou gordura e sim dentro do músculo glúteo máximo, isto faz com que o implante fique mais seguro, com maior cobertura e naturalidade. A incisão é feita dentro do sulco interglúteo, e através desta sao confeccionadas duas lojas, uma pra cada lado, onde serão colocados os implantes. Sempre bom lembrar que para uma otimização do contorno corporal, o procedimento de colocação dos implantes glúteos podem ser associados a lipoaspiração dos flancos posteriores nas costas o que permite um melhor formato glúteo, dando nos a impressão que o aumento foi maior, valorizando o resultado final.

Houve em pouco tempo uma mudança muito rápida e pra melhor na técnica da colocação dos implantes pois o que importa não é o volume em si porém a naturalidade e harmonia com o restante do corpo.

Recentemente na última Jornada Carioca de Cirurgia plástica, a mesa responsável pelo tema chegou ao ponto de confirmar em alguns estudos que o índice de complicações advindas com esta técnica moderna, seguindo os novos protocolos e as novas observâncias são menores ou iguais aos implantes de mama.

Com estes avanços e facilidade a cirurgia plástica vem mais uma vez, dar aquela forcinha na realização para os desejos humanos, e muitas daquelas pacientes que diziam não e possuíam certa resistência quanto a colocação deste implante já disseram sim, já desfrutando dos excelentes resultados. Aliás a hora do sim e um descuido do não, segundo Vinicius de Moraes.

Sendo assim o bumbum feminino e seus enigmas continuam e continuará sendo alvo de tantas discussões polêmicas, inspiração para poesias, esculturas ,artigos , pinturas ,musicas. Única certeza é a nossa incerteza, que transcende uma análise puramente anatômica fazendo nos transbordar para campos antropológicos , biológicos ,psíquicos e filosóficos . E viva a mulher brasileira!

*Olyntho Gonçalves Neto - Cirurgião Plástico
Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy – AEXPI. Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica. Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica RJ- PUC

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet