Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

aulas gratuitas

Candidatos às vagas da MT Escola de Teatro devem passar por mais duas seletivas

Foto: Da Assessoria

Candidatos às vagas da MT Escola de Teatro devem passar por mais duas seletivas
Os nomes dos candidatos classificados nas entrevistas presenciais para os cursos da MT Escola de Teatro serão divulgados na próxima quinta-feira (26), em um edital que será publicado no site da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Depois desta fase, eles terão ainda que participar do Seminário de Apresentação, no dia 4 de fevereiro, e do Ateliê de Criação Teatral, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Leia também:

Primeiro curso de extensão da MT Escola de Teatro será sobre rituais e tem finlandês como professor

Eles disputam cinquenta vagas para cursos regulares gratuitos de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural, que serão ministrados aos sábados e domingos no Cine Teatro Cuiabá, com a possibilidade de haver atividades pedagógicas durante a semana.

As entrevistas presenciais aconteceram no último final de semana no cine Teatro, com representantes da classe artística de Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze, Cine Teatro Cuiabá e Associação dos Artistas Amigos da Praça - Adaap (SP) na banca de jurados.

Foram até o local cerca de 650 pessoas, que tiveram avaliadas a disponibilidade e o interesse para as propostas artísticas e pedagógicas da Escola, as quais ocorrerão de acordo com os locais, horários e datas específicos para cada curso.

De acordo com a assessoria, o sistema pedagógico utilizado nas aulas será aquele desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

"Estamos muito entusiasmados com este momento singular que estamos vivendo na cultura mato-grossense. Mais um sonho está se materializando", comentou o Secretário de Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho, durante o primeiro dia de avaliações.

Para o fundador da SP Escola de Teatro, e coordenador do processo seletivo em Mato Grosso, Rodolfo García Vazquez, apesar dos cursos serem livres, eles tem uma estrutura que pretende fomentar o teatro profissional no estado.

"Essa é uma parceria muito importante com a Secretaria de Cultura de Mato Grosso. É um marco, pois agora o estado começa a ter um ensino mais sistemático das artes cênicas. Cuiabá já tem uma vida noturna cultural muito forte e o teatro pode ser um parceiro ímpar para promover ainda mais essa vida cultural", diz.

André D’Lucca, que participou da banca examinadora, explicou que colocar no mercado pessoas que façam a cultura regional crescer é a realização de um sonho.

"Eu fiquei muito emocionado ao chegar no Cine Teatro, às 8h30, e ver a fila de alunos aguardando. Isso é algo que sonhamos há muito tempo. Quando vejo que estamos formando uma nova geração de atores e dando a oportunidade de eles terem acesso a um ensino de qualidade, com os melhores profissionais do mercado e professores de fora, é muito gratificante", ressalta.

Já o produtor cultural Luiz Marchetti explica que os artistas devem participar do projeto, já que os membros acompanham a prática e a pesquisa dos jovens. "A população está consciente da importância da MT Escola de Teatro. É formidável a participação dos atores mato-grossenses nesse processo. Independente das gestões futuras, esse projeto deve permanecer", comenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet