Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

siga bem

Caravana da ONU chega a Várzea Grande com peças, palestras e testes gratuitos de saúde para caminhoneiros

Foto: Da Assessoria

Caravana da ONU chega a Várzea Grande com peças, palestras e testes gratuitos de saúde para caminhoneiros
Com o objetivo de levar conscientização aos caminhoneiros, a “Caravana Siga Bem” passa nesta segunda (19) e terça-feira (20) por Várzea Grande, com extensa programação que tem desde peças teatrais até testes rápidos de saúde. O projeto tem apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), e percorre mais de cem cidades brasileiras.

Leia mais:
Caravana 'Siga Bem' traz dia de conscientização e peça sobre violência contra a mulher a Mato Grosso

Em Várzea Grande, a caravana chega às 13h e fica até as 22h no Posto Miriam (Rodovia dos Imigrantes, s/n, km 7,5). Quem passar por lá durante este período poderá receber, gratuitamente, cortes de cabelo, massagem, atendimento de saúde, além de assistir e participar de teatro e shows musicais.

Os motoristas de caminhão receberão, também, palestras sobre temas importantes como violência no trânsito, exploração sexual de crianças e adolescentes e uso de entorpecentes, além de explicações sobre a Lei Maria da Penha.

O principal tema desta edição da caravana, no entanto, serão os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030. Para isso, será encenada uma peça teatral, com os próprios caminhoneiros junto a artistas profissionais.

A peça "Ó Xente! E os Direitos da Gente?” tem o objetivo de ajudar a disseminar o conteúdo da Agenda 2030, firmada em setembro do ano passado pelos 193 países membros da organização e que contém os 17 ODS. Suas 169 metas está estruturada em três pilares: o social, o ambiental e o econômico.

“Os ODS são um compromisso global para promover, de forma integrada, a proteção ambiental, o progresso social e o crescimento econômico em escala global. Para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado é crucial harmonizar as suas três dimensões. Não basta apenas crescer; é fundamental também incluir e proteger. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades”, declarou o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, para quem iniciativas como a da Caravana Siga Bem vão ao encontro do princípio da nova agenda global, que é “não deixar ninguém para trás.” A parceria também contemplará atividades promovidas pelos organismos da ONU e entrega de materiais informativos.

De acordo com a assessoria, a peça é baseada no clássico “Dom Quixote” que, neste caso, é um caminhoneiro que, durante a sua viagem, precisa combater os "monstros" com os quais se depara. Os "monstros" são inimigos que tiram da população a possibilidade de uma vida digna, ao cerceá-la de direitos básicos como: educação, saúde, condições dignas de trabalho, tolerância à diversidade e o respeito ao meio ambiente.

“O espetáculo procura abordar de forma lúdica um tema que deve ser apropriado por todos os cidadãos, pois, para ter acesso aos Direitos Humanos, é preciso ter conhecimento do que ele significa”, comenta o diretor artístico Tito Teijido. “Para transmitir esse tema de forma divertida e acessível, construímos uma peça que utiliza elementos da linguagem e da cultura popular, como a Poesia de Cordel, além de ter como inspiração um dos maiores personagens da literatura mundial, o Dom Quixote”, completa o diretor. O roteiro da peça é de Josemir Medeiros.

Saúde

No ‘Espaço Saúde’, profissionais especializados das Secretarias da Saúde dos municípios visitados ajudam a aplicar testes de glicemia, pressão arterial, vacinas e exames rápidos de HIV e sífilis, além de outros serviços.

Mais uma atividade, o ‘Cinema Rodoviário’, é organizado pela Polícia Rodoviária Federal. Neste caso, eles falam sobre a direção segura e as responsabilidades no trânsito, orientando sobre as leis de Código de Trânsito Brasileiro.

Por fim, os caminhoneiros poderão participar do concurso cultural Caminhoneiro do Ano, que convidará habilitados nas categorias C, D e E a testarem seus conhecimentos e premiará o melhor colocado com um caminhão zero quilômetro, no valor de R$ 350 mil.

A Caravana Siga Bem é a maior ação itinerante de promoções e responsabilidade social da América Latina. Os eventos vão para mais 100 cidades de 22 estados brasileiros, percorrendo 32 mil quilômetros de estrada ao longo dos próximos dez meses – do fim de agosto a meados maio de 2017.

Em janeiro, o projeto retorna ao estado para realizar eventos em Cáceres, Lucas do Rio Verde e Sinop. O roteiro oficial da Caravana Siga Bem 2016 está disponível no SITE. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet