Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ícones Cuiabanos

Noite de Homenagem

Centenário de Gervásio Leite é comemorado nesta terça no Teatro Universitário

Foto: Reprodução

Centenário de Gervásio Leite é comemorado nesta terça no Teatro Universitário
Em comemoração ao centenário do ícone cuiabano Gervásio Leite, uma homenagem será realizada no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta terça-feira (21), a partir das 20h, apesar deste domingo (19) ser o dia exato de seu 100º aniversário. No evento com entrada gratuita, sua obra será revivida com diversas apresentações artísticas, visuais, musicais e cênicas inspiradas em sua vasta e instigante produção.

Leia mais:
Final de semana tem Orquestra, Frozen, eletrônico, filmes e muito mais

Pelas múltiplas realizações era muitos em um, entrando para o hall seleto dos que imaginamos ter um dia com mais de 24h. Cuiabano, advogado, jornalista, deputado, escritor, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fundador do jornal Estado de Mato Grosso, presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, desembargador do Tribunal de Justiça, professor fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Títulos sociais que se estendem ainda mais entre familiares e amigos. Gervásio Leite foi muitos em uma vida e certamente nos deixou um grande legado.

Espirituoso e com a mente sempre um passo a frente, Gervásio introduziu, junto com o parceiro e amigo, Rubens de Mendonça, o modernismo em Mato Grosso, criticando o academicismo reinante e propondo novas formas de escrever, ler e estruturar o pensamento. Sintonizado com as necessidades de seu tempo, antecipou a criação de um Estatuto da Criança e do Adolescente, fornecendo-lhe os fundamentos.

Na programação da noite de homenagem, artistas locais organizados pelo Movimento Rota pintam ao vivo, inspirados pelas obras de Gervásio Leite do lado de fora do Teatro. A música dá festa estará nas apresentações musicais do Coral da UFMT e do Trio de Câmara Lorenzo Fernandez, além das performances de Fidel Fiori e a interferência cênica do grupo “Os Crônicos”.

A realização do evento é da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Coral da UFMT, Academia Mato-Grossense de Letras e Movimento Rota. Mais informações na págino do evento no facebook AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet