Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Vídeo Coluna

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer bacalhau gratinado com catupiry e purê de batatas

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer bacalhau gratinado com catupiry e purê de batatas


Rendimento: 04 Porções
Tempo de preparo: 01 hora

Ingredientes:

400 G de lascas de lombo de bacalhau sem sal
03 Colheres (sopa) de cebolinha verde picadinha
05 Colheres (sopa) de azeite
PURÊ:
05 Batatas cozidas amassadas
1/4 Xícara (chá) de leite
02 Colheres (sopa) de manteiga
Sal
Noz moscada

Creme com catupiry:

01 Xícara (chá) de creme de leite
200 De catupiry

Para finalizar:

01 Xícara (chá) de queijo parmesão
Manteiga para untar a forma

Preparo: Tempere as lascas de bacalhau com azeite, cebolinha e sal (se necessário). Cozinhe um pouco o purê de batatas (batatas processadas, leite, manteiga, sal e noz moscada). Misture o creme de leite com o queijo catupiry.

Montagem: Unte o fundo da forma com manteiga, coloque uma leve camada de purê de batatas, espalhe uma porção de lascas de bacalhau e uma porção de creme com catupiry. Repita até finalizar, polvilhe com o queijo parmesão ralado e gratine. Sirva bem quente.



História do Bacalhau:

O bacalhau é um dos produtos mais consumidos no mundo. Ele é obtido através de um processo de salga e secura. São utilizados nesse processo alguns peixes como o cod gadus morhua, saithe, ling e zarbo. O bacalhau foi criado pelos Vikings como uma maneira de conservarem o peixe para ser transportado por um longo tempo nas travessias do oceano. Hoje o bacalhau é do mundo, são incontáveis receitas, algumas muito conhecidas (aqui no Brasil as mais tradicionais são de origem espanhola e portuguesa), é claro que com o avanço da tecnologia hoje encontramos o bacalhau quase sem sal o que nos permite criar muitas receitas.

Escolhi preparar este bacalhau por uma questão bem familiar! As minhas filhas são loucas por queijo catupiry, a princípio nem eram tão apreciadoras do bacalhau, mas eu as seduzi preparando esta receita, que fica suave, saborosa e muito perfumada! O bacalhau tem essa particularidade, cada um tem a sua receita preferida! Como gosto muito, acabo descobrindo como cada amigo, parente prefere e crio uma receita diferente. Esta receita também fica perfeita servida em uma panelinha individual, é bem charmoso e segura mais o calor. Deliciem-se!!!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet