Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer bolo de banana caramelizada

Foto: Eliane Carvalho

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer bolo de banana caramelizada
Bolo de banana

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções



Ingredientes

03 ovos
03 Colheres (sopa) de manteiga
01 Xícara ½ (chá) de açúcar
01 Xícara (chá) de leite
02 Xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
01 Colher (chá) rasa de fermento royal
Sal
04 Bananas prata maduras
Canela
02 Xícaras (chá) de açúcar para o caramelo

Preparo

Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até clarear. Adicione a metade da farinha de trigo e a metade do leite. Bata bem, acrescente o restante da farinha e do leite. Bata bem até emulsionar. Acrescente o sal, o fermento, misture bem. Bata as claras em neve firme e junte à mistura do bolo aos poucos, misturando com uma espumadeira de baixo para cima para não tombar a massa. Corte as bananas, ou em rodelas ou em fatias. Unte uma forma com manteiga e reserve. Em uma panela, derreta o açúcar para o caramelo lentamente para não dourar muito. Quando derreter completamente regue o fundo e as laterais da forma escolhida para assar o bolo. Disponha as fatias de banana bem juntinhas uma da outra, polvilhe um pouco de canela, coloque a massa do bolo, dê umas batidinhas para ficar por igual. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 35 minutos, abaixe a temperatura para 120 graus e asse até dourar bem (teste o meio com uma agulha ou palito para ver o cozimento). Quando estiver sequinho. Retire do forno, vire o bolo ainda quente em um prato, se preciso, aqueça a assadeira na chama do fogão para amolecer o caramelo que ficou no fundo e regue o bolo. Sirva quente ou frio.



História da receita

Além das bananas frescas, podemos comer bananadas, bolo de banana, banana-split e tantas outras gostosuras feitas a partir dessa fruta tão brasileira... Espere aí! Brasileira? Apesar de tão populares em nosso país, as bananas que comemos são variedades estrangeiras. As nativas, que podem ter sementes, não são cultivadas comercialmente.

As variedades que consumimos provavelmente se originaram na Ásia. Lá a banana é cultivada há mais de 4 mil anos. A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX.

Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. E os portugueses trouxeram-na para o Brasil. Hoje é cultivada em regiões tropicais e exportada para todo o mundo. Os principais importadores são Estados Unidos e Europa. O Brasil está entre os maiores produtores e consumidores mundiais.

Por que decidi fazer esta receita? Porque como todo brasileiro sou louca por banana, a fruta me encanta! Este bolo, tão façil de fazer faz a alegria de todos quando vai para a mesa! Seu perfume se espalha pelo prédio todo, contamina, desperta todos os sentidos!! Faço esse bolo sempre em casa, há muito tempo e ele sempre cumpre seu papel: fazer feliz!!!!!!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet