Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Vídeo Coluna

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer couscouz de quinoa com camarão

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer couscouz de quinoa com camarão
Couscouz de quinoa com camarão



Rendimento: 08 porções
Tempo de preparo: 1 hora + 2 de descanso

Ingredientes

200 g de farinha para cuscuz
200 g de quinoa cozida
01 K de camarões grande limpos
150 g de manteiga
80 ml de vinho branco
Ovos de codornas cozidos p/ decorar
100 g de tapenade de azeitona
Suco de 01 limão
100 g de cebola picadinha
50 g de pimentão vermelho picadinho
50 g de pimentão amarelo picadinho
Cebolinha verde
Água
Sal
Pimenta

Preparo

Em uma panela, refogue a cebola na metade da manteiga, adicione os camarões, mexa por alguns minutos, acrescente o vinho branco, espere evaporar o álcool e adicione 300 ml de água, e o loro. Ferva por alguns minutos, retire os camarões e descarte a folha de loro e reserve o caldo. Em uma panela coloque o restante da manteiga, refogue os pimentões, coloque a quinoa cozida, misture bem e vá adicionando o caldo e a farinha para cuscuz, sempre mexendo. Quando atingir o ponto ideal (não muito seco), acrescente o suco de limão, tempere com o sal a pimenta e a cebolinha verde. Unte a forma com azeite, decore com os ovos de codornas, distribua os camarões, coloque o cuscuz e pressione muito bem para não quebrar depois de frio. Desenforme somente na hora de servir (também pode ser servido quente).



A história do cuscuz

Uma das referências mais antigas escritas sobre o cuscuz vem num livro de receitas do Al-Andaluz,“Kitāb al-ṭabīkh fī al-Maghrib wa’l-Āndalus”, do século XIII, não só o título do livro indica que o cuscuz é originário do Magrebe, como ainda utiliza a palavra “alcuzcuz”, indicando que esta preparação não é árabe, mas provavelmente Berbere. Encontrou-se também um livro da mesma época, mas proveniente da Síria, o que indica que, por esta altura, a receita já se tinha espalhado pelo Macherreque. No restante da Europa, as primeiras referências ao cuscuz, da França (couscouz), são do século XVII. É muito consumido na África do Norte e da Al-Andaluz, na África Ocidental,embora não baseado em trigo, mas noutros cereais. Entre 1495 e 1521, segundo o dramaturgo português Gil Vicente, a comida chegou a Portugal. Não se sabe ao certo quando veio ao Brasil (é bastante consumido no Norte e Nordeste), mas provavelmente deve ter sido em 1808, época em que a família real desembarcou em terras tupiniquins.
Escolhi preparar esta receita (criada por mim) porque sempre que a sirvo faz muito sucesso! É um prato que pode ser servido sozinho ou como acompanhamento, quente ou frio, é versátil e delicioso, então experimente e me conte!!

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet