Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Bolo 14 Julliet

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer o bolo "14 Julliet", de morango com chocolate

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer o bolo
Bolo 14 Julliet



Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

01 Bolo pão de ló 

P/ Calda:
200 g de açúcar
350 ml de água
01 Cravo
01 Pau de canela

P/ a ganache (recheio):
350g de chocolate ao leite picado
170 g de creme de leite

P/ a cobertura:
200 g de creme chantilly batido em ponto firme
50 g de calda de frutas vermelhas bem concentrada
250 g de chocolate meio amargo picado
100 g de creme de leite
Morangos fatiados
Morangos cortados ao meio para decorar
Raspas de chocolate e hortelã (opcional)

Preparo

Ganache: Derreta no micro-ondas o chocolate ao leite picado com o creme, começe com 1 minuto, retire, misture bem e se for preciso reaqueça por mais 30 segundos. Reserve na geladeira por 30 minutos. Calda de chocolate: Misture o chocolate meio amargo picado com o creme e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Retire, misture bem, volte ao micro por mais 30 segundos e reserve em temperatura ambiente. Corte o bolo em 3 fatias. Umideça a primeira fatia com a calda, espalhe 1/² da ganache e 1/² do morango fatiado. Cubra com a outra fatia, umideça bem com a calda, coloque o restante da ganache e o restante das fatias de morango.

Misture delicadamente o creme chantilly batido com a calda grossa de frutas vermelhas e cubra todo bolo. Coloque o bolo em um prato de servir, regue com a calda de cobertura de chocolate, decore as bordas e a parte de cima com os morangos cortados ao
meio e se quiser raspas de chocolate. Deixe gelar por 2 horas e sirva.

Calda: Ferva a água com o açúcar, o cravo e a canela até derreter o açúcar. Reserve na geladeira por 30 minutos antes de usar.



14 Julliet

Data revolucionáriafrancesaque se tornoufestanacional, hoje o 14 de julhoassociadesfilesmilitares e festejos com bailes e fogos de artifício. A tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é comemora da na França há mais de um século.

A tomada da Bastilha

Nos primeiros meses da RevoluçãoFrancesa, reinava uma grande agitaçã oem Paris. Na primavera de 1789, os Estados Gerais recusaram-se a se dissolver e transformaram-se em Assembléia Nacional Constituinte. Em julho, o rei Luís XVI manda vir novas tropas e demite Necker, ministro popular. Na manhã de 14 de julho, o povo de Paris saqueia o Hôtel des Invalides (dependências militares destinadas a abrigar soldado sferidos em combate) apreendendo armas e dirigindo-se em seguida a uma velha fortaleza real, a Bastilha. Depois de um sangrento tiroteio, ele ocupa a fortaleza e liberta alguns prisioneiros que ali se encontravam.

A tomada da Bastilha é uma primeira vitória do povo de Paris contra um símbolo do Antigo Regime. O edifício, aliás, foi totalmente demolido nos meses seguintes.

A festa da Federação, em 14 de julho de 1790, celebra com grandepompa o primeiro aniversário da insurreição. Em Paris, no Campo de Marte, uma missa é celebrada por Talleyrand, no altar da pátria.

A festa nacional

Nos anos seguintes, a comemoração do 14 de julho de 1789 é abandonada, atéque a IIIª República, em particular Gambetta, então presidente da Câmara, procura celebrar os fundamentos do regime. Sob proposta do deputado Benjamin Raspail, a lei de 6 de julho de 1880 transforma o 14 de julho em festa nacional da República.

Desde o início, destaca-se o caráter patriótico e militar da manifestação, como um testemunho do reerguimento da França após a derrota de 1870. Todas as comunas participam. A festa tem início com um desfile solene com tochas e fanfarra da praça das armas à caserna, na noite do dia 13. No dia seguinte, os sinos das igrejas e as salvas de tiros anunciam o grande desfile, seguido de um almoço e de espetáculos de jogos. Os bailes e fogos de artifícioencerram o dia.

Depois da austeridade da guerra de 1914-1918, o 14 de julho de 1919 é uma grande celebração da vitória. Dentro do mesmo espírito, o 14 de julho de 1945 é precedido de três dias de comemorações cívicas.

O 14 de julho hoje

A festa do 14 de julho sempre foi um grande sucesso. Em Paris, o tradicional desfile militar nos Champs-Elysées é precedido de uma minuciosa preparação. Porto da parte ocorrembailes, iluminações especiais e exibição de fogos de artifício.

Os presidentes da Vª República acrescentaram algumas modificações às comemorações da data. Recuperando a tradição da Paris revolucionária, o Presidente Giscard d’Estaing criou o desfile das tropas entre a praça da Bastilha e a praça da República.

Durante a presidência de François Mitterrand, o 14 de julho de 1989 foi o momento alto da celebração do bicentenário da Revolução Francesa. Inúmeros chefes de Estado estrangeiros foram convidados a assistir, em particular, o espetáculo de Jean-Pau Goudeintitulado « A Marselhesa ».

Em 1994, soldados alemães do Eurocorps participaram do desfile nos Champs-Elysées, como um sinal de reconciliação.

Desde a eleição do Presidente Jacques Chirac, inúmeros jovens vindos de toda a França e militares são convidados para a recepção realizada no pátio do Palácio do Elyséeapós o desfile.

Fonte: www.elysee.fr
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet