Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer Tiramisú

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer Tiramisú
Tiramisú



Rendimento: 06 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes

02 pacotes de biscoito champagne c/ açúcar
01 xícara de café forte (concentrado e de qualidade)
150 ml de leite desnatado
Raspas de chocolate
300 g de creme chantilly batido
140 g de queijo mascarpone
Frutas vermelhas (opcional)

Preparo: Prepare o café forte e misture ao leite. Misture aos poucos o creme chantilly e o queijo mascarpone até obter uma massa leve e lisa. Monte em taças ou em uma refratária de vidro. Coloque uma porção do creme, raspas de chocolate e cubra com uma camada de biscoito molhado na mistura de café com leite. Monte em camadas, finalize com raspas, e decore com frutas vermelhas e hortelã. Caso opte por adicionar as frutas vermelhas (frutas frescas cozidas c/ pouco açúcar por 10 minutos), comece pelo fundo e de preferência nas camadas coloque nas bordas para aparecer e dar um colorido bonito.



Por que escolhi esta receita? Porque sou louca por comida italiana, estudei italiano com o objetivo de fazer um curso por lá, acho que está chegando o dia de realizar este projeto. E porque sou louca por queijos em sobremesas. Acho o mascarpone charmoso, com presença porém delicado, faz a diferença. Eu fiz uma alteração na minha receita não utilizando ovos (acho que fica mais leve e saúdavel)! Espero que gostem!
Tiramisú. Provém do italiano Tirami sù, que significa literalmente “puxa-me para cima”, mas poderíamos traduzi-lo para “tira-me o folego``, uma vez que esta deliciosa sobremesa italiana nos leva ao sétimo céu. Deve este nome ao fato dos ingredientes necessários para a sua preparação serem muito energéticos: biscoito com gemas (p/ mim opcional!) açúcar, Marsala, café e queijo mascarpone.



Existem muitas histórias à volta do Tiramisù!
Segundo uma delas, o Tiramisù foi criado nos finais do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, quando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade. Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: o queijo mascarpone, o chocolate e o café. Outra lenda conta que durante o Renascimento se considerava o Tiramisù como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia. Esta sobremesa imprescindível, que goza de grande popularidade na Itália, não deixa de nos surpreender com versões derivadas da receita original, que leva café, tanto doces como salgadas. Atualmente, o Tiramisù continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italianas.

*Receitas e Magias é a coluna gastronômica da chef Eliane Carvalho, proprietária do restaurante Brie Restô, em Cuiabá.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet