Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina receita de Polpettone com brie ao molho de tomate

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina receita de Polpettone com brie ao molho de tomate
Polpettone com brie



Tempo de preparo: 1 Hora
Rendimento: 04 Porções

Ingredientes

700 g de carne magra moída
100 g de calabresa defumada moída
01 Ovo
01 Xícara (chá) de farinha de pão
01 Colher (sopa) de farinha de trigo
01 Colher (sopa) de cebola roxa bem batidinha
Páprica doce
Sal
Suco de 01 limão
Pimenta verde
Noz moscada
Azeite
200 g de mussarela laminada
04 Fatias de queijo brie
04 Xícaras (chá) de molho de tomates frescos

Preparo

Misture a carne moída com a calabresa, e tempere com a pimenta verde, a cebola picadinha, a noz moscada, o suco de limão, uma colher (sopa) de azeite e a páprica, misture muito bem. Acrescente o ovo, 03 colheres (sopa) de farinha de pão e uma de farinha de trigo. Misture bem até obter uma mistura lisa. Divida em quatro porções. Use uma tampa ou um aro para modelar o polpetone, pressione bem. Aqueça uma frigideira com azeite e doure bem cada polpetone (dos dois lados). Regue uma refratária com a metade do molho vermelho, disponha os polpetones, regue com o restante do molho e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Retire do forno, cubra cada um com uma fatia de queijo brie e uma fatia de mussarela. Volte ao forno por mais 5 minutos. Sirva com uma massa ou purê de batatas. Decore com manjericão.



O Polpettone

Os primeiros registros datam do século XV, e surgiu diante da necessidade de se aproveitar as sobras de carnes, tanto que existem algumas receitas onde são misturadas várias carnes diferentes (bovino, vitelo, suíno etc...). Na Itália é uma tradição, geralmente as receitas são executadas pelas mammas e nonnas, e cada uma tem seus segredos guardados a sete chaves! Não há dúvida, o polpettone é um prato substancioso, atraente e muito gostoso! Em Nápoles, ao sul da Península, esse prato é bem característico da cultura local e é recheado com ovo e presunto, servido com molho de tomates. As variações da receita são incontáveis: podem ser recheados ou não. Nos recheios, encontramos linguiça, salame, uva-passa, pinole, queijo mussarela e até verduras!! O polpettone pede uma ligeira fritura, pode ou não ser empanado, depois é assado com muito molho de tomate! No mais, a regra é sempre utilizar carnes frescas ede qualidade, moídas na hora e sem absolutamente nada de gorduras! Os cortes mais indicados são o Patinho, Coxão mole e Filé Mignon.

Por que escolhi este prato? Porque apesar de não ser descendente direta de italianos me sinto uma mamma dessas que adoram ver a mesa repleta de muita comida nos almoços de domingo onde todos falam ao mesmo tempo enquanto tomam uma boa taça de vinho! É assim na minha casa! Nem sempre foi, pois venho de uma família muito pequena e sempre quis ter uma mesa grande para doze pessoas (e hoje já preciso de uma para 16!). Nas nossas reuniões de família todos os assuntos viram polêmicas e tudo é usado como desculpa para permanecer mais um tempinho ali e provar mais um pouquinho de tantas delícias! Eu gosto de servir o meu polpettone com risoto de açafrão ou purê de batatas, mas vale usar a imaginação na hora de preparar este prato delicioso, com recheio, sem recheio, com ou sem acompanhamento, mas com muito molho de tomates frescos e muita elegria!!! Mangia che te fa bene!!!!!!
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet