Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

the bread lab

Chefs se unem e criam empresa de produção artesanal de pães orgânicos para atacado e varejo

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Pães de hambúrguer produzidos no The Bread Lab

Pães de hambúrguer produzidos no The Bread Lab

Quase dez meses depois de ter lançado seu website para venda de pães orgânicos, Lucio Almeida embarca em outro empreendimento e abre, no próximo dia 22 de agosto, uma ‘franquia’ com a venda de seus produtos. Paralelo a isso, o chef boulanger também trabalha em produção artesanal para venda para restaurantes e hamburguerias. Atualmente, Lucio trabalha em sociedade com Flávio Ricarte e com o chef de cozinha André Vitalino Coelho.


Flávio Ricarte, Lúcio Almeida e André Vitalino Coelho (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia mais:

Novo empreendimento de 'padaria online' vende pães orgânicos, artesanais e de fermentação natural

A sociedade começou após o período de ‘testes’, como explica Lucio. “Na época eu fiz workshops, fiz muitos pães pra entrega tanto na 24 de outubro quanto na casa das pessoas. Era um modelo, pra ver a aceitação do público, e chegou uma hora que eu não conseguia mais produzir a quantidade que me pediam”, conta. Durante cerca de cinco meses, a produção era feita na própria casa do chef.


Chef Boulanger Lucio Almeira (Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto)

Foi nessa época que ele decidiu se unir ao Chef André Vitalino, que já conhecia de trabalhar junto em workshops, em fazer o novo projeto. “Tivemos a ideia de fazer algo que desse para produzir bastante, e não focar somente na lojinha”, explica. Assim, eles, junto a Flávio, criaram os dois projetos separados do The Bread Lab.

No Jardim das Américas fica o centro de produção do ‘laboratório do pão’. Ali, em uma casa espaçosa, eles produzem diariamente para estabelecimentos como Kween Burguer, Malcom Pub e para o Barba, Grelha e Bigode. “Nossos produtos são todos feitos com ingredientes de dentro do estado, não vamos para fora comprar nada. A ideia é movimentar a economia local”, conta o chef.

O intermédio entre os produtores locais e o laboratório é feito por André. “Ele trabalha no Senac e tem muitos projetos nessa área. Conhece os pequenos produtores”. O mel usado, por exemplo, é feito em Poconé.

Varejo


Loja será inaugurada no próximo dia 22 de agosto (Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto)

A lojinha do The Bread Lab fica no bairro Santa Helena, e tem uma proposta diferente. Comandado por Margareth Siqueira, o estabelecimento tem como foco o ‘take away’, ou seja, comprar e levar para casa. “Vão ter alguns banquinhos no local, mas a ideia não é ficar ali. Todos os produtos serão embalados para viagem”, explica Lúcio. No primeiro momento, a loja ficará aberta de segunda à sexta das 14h às 19h30 e aos sábados das 8h às 13h.

A loja terá pães frescos diariamente às 15h, mas o cardápio vai variar de acordo com a estação. Dentre as opções, por exemplo, estarão baguetes, campagne e pão de azeitona, todos orgânicos. “Todos os ingredientes que usamos são orgânicos, ou seja, que não foram afetados por agrotóxicos, são mais saudáveis. Também usamos somente sal marinho e os pães são assados diretamente na pedra”, explica o chef boulanger.

Além dos pães, haverá também um café com docinhos, como tarteletes, pudim de brioches e outras opções, e sanduíches. “Escolhemos colocar a loja em uma rua mais calma, não tão movimentada, porque quem vier aqui é porque sabe o que vai encontrar”.

A loje vai abrir as portas no próximo dia 22, e, segundo os sócios, o diferencial está na qualidade dos produtos e na união da ‘inovação’ com o resgate da cultura de fazer os alimentos como antigamente.

Workshop


No próximo dia 20 de agosto, sábado, será oferecido no Laboratório do Pão (Jardim das Américas) um workshop de panificação. Os chefs estão disponíveis também para oferecer estágios. Quem quiser conhecer mais sobre o Bread Lab pode entrar em contato pela FAN PAGE ou pelo telefone (65) 2127-5578 (horário comercial).

Serviço

The Bread Lab – Loja
Rua Luiz Carlos Pinheiro, 449
Bairro Santa Helena
Inauguração: 22/08
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet