Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

retrospectiva 2016

Cine Teatro, revitalização de biblioteca estadual, Salão Jovem Arte, MT Escola de Teatro são destaques da cultura em 2016

Foto: GCom MT

Cine Teatro, revitalização de biblioteca estadual, Salão Jovem Arte, MT Escola de Teatro são destaques da cultura em 2016
O setor cultural de Cuiabá ganhou investimentos e abriu portas para um renascimento de grandes símbolos do fomento ao artista e a cultura local. A revitalização do Palácio da Instrução, que acontece desde 2015, foi ação principal para a retomada do Salão Jovem Arte Mato-grossense e também da Biblioteca Estevão de Mendonça, que estava com seus empréstimos inativos há 10 anos. O Cine Teatro retornou também as suas atividades com mostra de cinema e será espaço físico da MT Escola de Teatro.

Leia mais:
Sistema de Museus, editais do audiovisual e mais: Confira segunda parte da entrevista com Leandro Carvalho

Com o processo de seleção da primeira turma, a MT Escola de Teatro caminha para o início de suas atividades nos seis cursos: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. São 50 vagas para a comunidade no geral em aulas ministradas aos fins de semana, gratuitamente.

Além das apresentações teatrais e musicais, o Cine Teatro retomou suas atividades como espaço de fomento ao audiovisual com a realização de duas mostras de cinema: Mostra Vitrine Cinema Brasileiro e Liberdade: Mostra de Cinema Negro.

Enquanto isso, o Palácio da Instrução continuou seu processo de revitalização, iniciado em 2015 e ativou novamente o empréstimo de livros, interrompido há quase 10 anos na Biblioteca Estevão de Mendonça, localizada no piso inferior do prédio desde 1975, juntamente com os museus de História, História Natural e Antropologia, a Pinacoteca e o Atelier Livre de Arte do Estado do Mato Grosso que, posteriormente, foram transferidos para outros prédios, ficando por lá apenas a Biblioteca.

Recebendo cerca de cinco mil visitantes durante todo o ano de 2016, a maior biblioteca pública de Mato Grosso, hoje se encontra informatizada, modernizada e conta com amplo espaço para leitura, auditório, telecentro e sala de digitalização. Está entre as instituições brasileiras contempladas com o projeto Recode, por meio do qual recebeu 10 computadores de última geração doados pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Ela também é conhecida por conter o maior quantitativo de acervo dentro da esfera de biblioteca pública do Estado, com mais de 100 mil volumes em diferentes áreas do conhecimento, inclusive obras em braile. Além da consulta e empréstimo de livros, a Biblioteca oferece diversos cursos gratuitos à comunidade como braile, libras, informática para a terceira idade e espanhol e desenvolve, ainda, o projeto de Biblioteca Itinerante, que visa promover o incentivo à leitura e levar conhecimento a diferentes regiões de Mato Grosso.

As obras ao longo de 2015 trouxeram grandes exposições, a primeira delas a 31ª Bienal de São Paulo – Itinerância Cuiabá, que ocorreu pela primeira vez na região Centro-Oeste, em novembro de 2015. Mais de nove mil pessoas passaram pelo local ao longo de dois meses de exposição.

Outro grande marco pós-revitalização foi o renascimento do Salão Jovem Arte Mato-grossense em 2016, que se abrigou entre as paredes do Palácio. Um evento fundamental para o fomento das artes plásticas no estado, cujas edições foram interrompidas. Esta foi a 25ª edição do evento. Se as edições tivessem sido anuais e ininterruptas, o Salão estaria em sua 39ª edição.

“O Salão Jovem Arte é um exemplo de estímulo às artes plásticas mato-grossenses. Revela talentos vindos de todas as partes de Mato Grosso e é uma sementeira que deve ser aquecida e adubada por ter surtido efeitos proveitosos na área”, observou a crítica de arte Aline Figueiredo, que é também uma das criadoras da mostra, cuja primeira edição ocorreu em 1976.

A retomada do Salão Jovem Arte contou com a inscrição de 180 artistas de 12 municípios e 500 obras. Desse total, 40 artistas foram selecionados e apresentaram 83 obras nas categorias pintura, gravura, desenho, fotografia, vídeo-arte, arte digital, escultura e instalação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet