Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Inclusão social

Colaboração com realização do Auto da Paixão 2016 empolga reeducandos do CRC

Foto: Jana Pessôa e Mayke Toscano

Colaboração com realização do Auto da Paixão 2016 empolga reeducandos do CRC
Recuperandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) estão colaborando para a realização do Auto da Paixão de Cristo 2016, que foi modificado este ano para garantir a participação do público vulnerável. Parte do cenário do espetáculo está sendo construído na marcenaria da instituição, local de trabalho que ajuda a promover a inserção dos residentes do CRC em sociedade. Um dos adereços mais importantes, a cruz, já esta quase pronta e a importância dessa inclusão social ao projeto já pode ser notada na satisfação dos reeducandos pelo trabalho realizado e participação.

Leia mais:
Aprenda como aliviar o estresse da semana em encontro de meditação para iniciantes
Final de semana tem Natiruts e Armandinho, Athaíde e Alexandre, tributos e muito mais

O novo formato do evento inclusivo é coordenado dentro do CRC pelo Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) do Governo do Estado, que já vê mudanças significativas no comportamento dos reeducandos, como relatou Paulo César Rodrigues Júnior, 34 anos, cumpre pena há sete anos. “O trabalho sem dúvida vai me deixar mais preparado para retomar a vida lá fora”, afirmou empolgado com a participação na construção de peças para o Auto da Paixão. “A cruz já está praticamente pronta”, contou orgulhoso.

Esta promoção da inclusão social e produtiva, além de preservar a tradição religiosa milenar do Auto da Paixão de Cristo, dá a oportunidade aos reeducandos de enxergar um futuro melhor e mais receptivo no fim da pena.

Ricardo Machado, 37 anos, está há um ano no Centro de Ressocialização e também vê no trabalho a grande chance de garantir um futuro diferente após terminar de cumprir a pena. “Ocupamos boa parte do nosso tempo na marcenaria, aprendemos a importância da colaboração e também que podemos viver na sociedade de forma honesta”, pontuou Ricardo enquanto lixava a madeira.

Enquanto um grupo se dedica ao cenário do Auto da Paixão, Huanderson Moura, 23 anos, recluso há cinco anos no Centro de Ressocialização, produz delicados quadros que retratam cenas marcantes da vida de Jesus Cristo. As peças, que aprendeu a fazer em um curso de decupagem, serão expostas e comercializadas no espaço de economia criativa do evento.

Há 16 anos no Centro de Ressocialização, Lindomar José Joaquim está empolgado com seu trabalho na marcenaria. “Esta é uma oportunidade de me regenerar, para voltar para sociedade e levar uma vida honesta lá fora. Minha família torce muito por isso e estou fazendo a minha parte aqui dentro”.

De acordo com o diretor do CRC, Winkler Freitas Teles, mais de 50 recuperandos trabalham na marcenaria, ateliê de costura e oficina de artesanato da unidade prisional. “Aqui são produzidos objetos para atender órgãos do próprio Governo do Estado e agora os recuperandos estão tendo a oportunidade de contribuir com o Auto da Paixão”, observou.

“Para nós é uma felicidade muito grande saber que nossos recuperandos estão tendo mais uma nova oportunidade de produzir e, além disso, contribuir com um evento grandioso como o Auto da Paixão. Ganha o recuperando, ganha o Governo do Estado e ganha, principalmente o cidadão”, destacou a primeira-dama do Estado e coordenadora do NAV, Samira Martins.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, aposta no sucesso do novo modelo do evento. “Estamos trabalhando para não deixar nenhum cidadão para trás. Para alcançar esta missão que nos foi dada pelo governador Pedro Taques, criamos na Setas o Emprega Rede, programa voltado a inclusão socioprodutiva do público vulnerável. E é o que estamos fazendo com o Auto da Paixão”, explica o gestor, apontando com grupos vulneráveis envolvidos no eventos, além dos recuperandos do Centro de Ressocialização e do Presídio Feminino Ana Maria do Couto, indígenas, haitianos, catadores de materiais recicláveis, e adolescentes abrigados em casas lares.

Serviço

O Evento Auto da Paixão acontece de 22 e 27 de março, no Memorial Papa João Paulo II, em Cuiabá, e a entrada será gratuita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet