Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Estevão de Mendonça

Com expectativa de entrega para fim de 2018, projeto de nova biblioteca estadual é finalizado e estuda formas de financiamento

Foto: Junior Silgueiro/GCom-MT

Com expectativa de entrega para fim de 2018, projeto de nova biblioteca estadual é finalizado e estuda formas de financiamento
O complexo cultural do anexo da Casa Barão de Melgaço dá mais um passo rumo a sua concretização. Com desenvolvimento do projeto em coletivo, o projeto da nova sede da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, que ocupará a parte do local que era o prédio da antiga Faculdade de Direito de Mato Grosso, foi apresentado ao governador Pedro Taques pelo secretário de cultura, Leandro Carvalho. Sem data para entrega e em fase de estudo para financiamento da obra avaliada em R$ 9 milhões, a expectativa é de que o projeto se concretize até fim de 2018.

Leia mais:
Com café, praça central para eventos e área infantil, novo Anexo da Casa Barão de Melgaço será entregue em 2018

O anexo à Casa Barão de Melgaço, no centro de Cuiabá, é sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). A reunião de apresentação do projeto contou com a presença da historiadora Elizabeth Madureira, o presidente do IHGMT, João Carlos Vicente Ferreira e a presidente da AML, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que elogiou o projeto. “Este projeto foi construído com a participação da Academia e o Instituto. Foi muito importante termos sido ouvidos em nossos anseios e necessidades. O resultado ficou maravilhoso”, disse Marília Beatriz, que em reunião anterior realizada em maio deste ano (2016), reivindicou voz ativa e participação na elaboração do projeto.

Para João Carlos, a união de duas das mais antigas instituições culturais do Estado, em parceria com o Governo, é louvável. O objetivo é criar um espaço onde as pessoas terão acesso a todo o tipo de conhecimento.

Elaborado pelo escritório A4, vencedor do processo licitatório para a reforma do prédio, o projeto teve como referência outras instituições que seguem um novo conceito de biblioteca como a Villa Lobos e a Biblioteca São Paulo, ambas na capital paulista, entre outras.

“Existe um conceito preexistente de biblioteca como sendo um lugar onde se guarda livros. Isso está mudando. A biblioteca é um lugar de conhecimento e deve ser acolhedor e atrativo, deve fazer com que as pessoas sejam atraídas para lá e possam usufruir do espaço como um todo”, observou o arquiteto Higor Oliveira, autor do trabalho.



Segundo o secretário Leandro Carvalho, a intenção é que a Biblioteca Estevão de Mendonça seja um centro cultural, um espaço onde as pessoas tenham acesso aos lançamentos literários, à produção mato-grossense e onde as atividades sejam diversificadas, indo além do livro e da leitura.

“Que seja um local onde as crianças se divirtam com contação de histórias e outras atividades desenvolvidas por mediadores, pessoas capacitadas para receber este público. Um local onde as pessoas se sintam bem, um espaço de convivência no centro de Cuiabá e um modelo de biblioteca inovador que já foi incorporado pelas cidades mais criativas do mundo e por algumas do país”, enfatizou.

Orçada em R$ 9 milhões, a obra contempla os três pavimentos do prédio e prevê a criação de espaços amplos e arejados, um café, um jardim interno, bem como espaços dedicados aos imortais da Academia e aos acervos de ambas as instituições.

Entrega da Obra

Em reunião realizada em maio de 2016 na sede da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o prazo dado pela pasta era de finalização do projeto em julho/agosto, há três meses. Com a necessidade de realizar a licitação para a obra, fato que pode levar mais algum tempo além do prazo de 12 meses de execução da obra, o projeto ainda não tem data para ser entregue, visto que seu financiamento ainda está sendo estudado.

“Vamos buscar parcerias, apoio, como esse valor pode ser aplicado ao longo do tempo e isso é com o governador agora. Queremos fazer até o final do governo, até 2018, tem o tempo da licitação e mais um ano de obra, nos próximos dois meses já tenha que ter uma resposta”, explica o secretário Leandro Carvalho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet