Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

neste sábado

Com palestra de fotógrafo renomado, Memorial Rondon recebe comunidade com programação especial

Foto: João Lucídio

Com palestra de fotógrafo renomado, Memorial Rondon recebe comunidade com programação especial
Neste sábado (17) o Memorial Rondon em Mimosos recebe o público para uma programação especial. Durante todo o dia será realizadas atividades que reforçam a interação dos visitantes com os agentes da comunidade de Mimoso e com a história do próprio Rondon. O evento ainda conta com a participação do idealizador do projeto “Paisagens de Rondon”, Mario Friedlander. Além de Mario, historiadores e professores também participam do evento.

Leia mais:
Natureza e fantasia são temas de exposições no Museu de Arte de MT a partir de quinta

Serão duas atividades realizadas durante este sábado (17), que irão fortalecer o vínculo com a história do brasileiro que dedicou sua vida pelo desenvolvimento do Brasil. Pela manhã, das 9 às 11h30, no Memorial Rondon – que abriga a mostra – agentes culturais que detém conhecimentos sobre a vida de Rondon, revelam peculiaridades sobre a sua relação afetiva com Mimoso, lugar onde o marechal nasceu, contando muitas das histórias repassadas de geração a geração.

Já no período da tarde, das 13h às 17 horas, é a vez do idealizador do projeto, Mario Friedlander, falar sobre o processo de pesquisa e expedição que realizou para revisitar os lugares por onde Rondon passou. Ele também faz visita guiada pela exposição.

Há mais de um ano Friedlander tem desbravado alguns dos caminhos trilhados pelo marechal no passado, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão Rondon. O projeto da exposição e das atividades educativas recebe incentivo da Secretaria de Estado de Cultura.

O fotógrafo já percorreu mais de 25 mil km entre Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, viajando de carro, barco, avião e a pé, para recriar em fotografias alguns dos lugares por onde Rondon passou. O resultado é o projeto “Paisagens de Rondon”, que além das imagens de sua autoria, revela ainda um importante arcabouço de registros iconográficos deixados por Rondon na passagem por estes mesmos lugares. A produção da exposição tem assinatura de A Cênica.

Na quinta-feira (15), o historiador, João Antônio Botelho Lucídio iniciou as atividades educativas. Em sua palestra ele abordou o processo de pesquisa que realizou para compor o conteúdo histórico da exposição. Professores e membros da comunidade também participaram da visita mediada por ele. Mais informações sobre a programação pelo telefone (65) 99983-5728.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet